Proteja Seu Lar adquirindo um Seguro Residencial

Ao escolher um seguro residencial, é essencial avaliar as coberturas oferecidas, entender as condições do contrato e ajustar a apólice de acordo com as necessidades específicas da sua casa ou apartamento, ele pode incluir cobertura contra incêndio, danos elétricos, roubos, responsabilidade civil, entre outros. 

A Pandemia contribuiu para o significante aumento de Seguros residenciais. 

A pandemia teve diversos impactos em diferentes setores, incluindo o mercado de seguros residenciais.  

Algumas das razões que podem explicar o aumento na procura por seguro residencial, temos o home office, que com a adoção massiva do trabalho remoto, muitas residências passaram a abrigar equipamentos eletrônicos valiosos, como computadores e dispositivos, aumentando a necessidade de proteção contra danos ou furtos, ou ainda com a maior utilização da casa a necessidade de ter uma assistência 24 horas. 

Pesquisa da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) revela o crescimento de 25% na contratação do seguro residencial no Brasil, no período de 2017 a 2021. “Foi realmente um crescimento bastante relevante na penetração do seguro residencial”, disse o presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Jarbas Medeiros. 

Jarbas Medeiros disse que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) teve participação importante no aumento do seguro residencial no Brasil, porque, à medida que as pessoas ficaram mais em casa, dedicando mais tempo ao trabalho e estudo, começaram a dar mais atenção ao local onde moram. “Houve uma ressignificação do conceito da casa. De fato, as pessoas usando muito mais, a residência está mais sujeita a danos, a todo tipo de situação”. 

Entenda algumas opções específicas que as seguradoras oferecem 

. Seguro Residencial Amplo, no qual oferece cobertura para diversos tipos de danos, como incêndios, roubos, danos elétricos, responsabilidade civil, entre outros. É uma opção mais abrangente que visa proteger contra os riscos mais importantes a que estejam sujeitos os bens objetos de cobertura. 

. Seguro Residencial Simplificado, no qual oferece uma opção mais básica que costuma incluir cobertura para incêndios, explosões e queda de raio. É uma escolha mais simples, adequada para quem busca proteção essencial. 

. Seguro Residencial para Apartamentos: esse seguro é adaptado para as necessidades específicas de quem mora em apartamentos, incluindo coberturas para áreas comuns, responsabilidade civil do condomínio, entre outros.  

. Seguro Residencial para Casas: está personalizado para atender às características de casas, podendo incluir cobertura para áreas externas, jardins, piscinas, entre outros.  

. Seguro Residencial para Aluguel (Inquilino): com destino a inquilinos, oferece proteção para bens pessoais dentro do imóvel alugado, além de responsabilidade civil do inquilino.  

. Seguro Residencial de Conteúdo: Foca especificamente nos bens e pertences dentro da residência, oferecendo cobertura para danos ou perdas desses itens.  

. Seguro Residencial de Condomínio: Destinado a condomínios, cobre áreas comuns, estruturas e oferece proteção contra riscos diversos.  

Sendo assim, contratar um seguro residencial é uma medida importante para proteger seu patrimônio seja ele de qualquer natureza. 

Leia também 

.Proteção Climáticas: O Papel do Seguro Residencial

.Investir em um Seguro Residencial ajuda nas finanças pessoais 

 

Quais as principais coberturas a se considerar em um Seguro residencial 

O funcionamento das coberturas do seguro residencial pode variar de acordo com o tipo de apólice contratada e as condições estabelecidas pela seguradora. No entanto, de maneira geral, as coberturas desse tipo de seguro costumam incluir: 

. Incêndio e Explosão: Cobertura para danos causados por incêndios acidentais ou explosões. 

. Danos Elétricos: Proteção contra danos causados por curtos-circuitos, variações de energia e outros problemas elétricos.  

. Roubos e Furtos: Cobertura para perdas de bens devido a roubo ou furto, tanto dentro quanto fora da residência.  

. Responsabilidade Civil Familiar: Garante proteção financeira caso você seja responsabilizado por danos a terceiros, como vizinhos, causados involuntariamente.  

. Vendaval, Chuva de Granizo e Impacto de Veículos: Cobertura para danos causados por fenômenos naturais como ventos fortes, granizo e impacto de veículos na estrutura do imóvel.  

. Quebra de Vidros: Proteção contra danos a vidros, como janelas e portas.  

. Despesas com Mudança: Reembolso de despesas de mudança em caso de necessidade de realocação devido a um sinistro coberto.  

. Danos a Bens no Interior do Imóvel: Proteção para bens pessoais, móveis, eletrodomésticos, entre outros, contra diversos riscos.  

. Assistência 24 Horas: Serviços de assistência ao segurado, como chaveiro, encanador, eletricista, entre outros.  

Conclusão

É fundamental revisar cuidadosamente as condições e limitações de cada cobertura ao contratar um seguro residencial, personalizando-o de acordo com as necessidades específicas do imóvel e do segurado. Além disso, estar ciente dos procedimentos a serem seguidos em caso de sinistro é essencial para garantir o adequado acionamento do seguro. 

Fonte: Uol, Portal Loft