Março Lilás: A Importância da Prevenção e Conscientização

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o número de casos de câncer de colo de útero vem aumentando consideravelmente no Brasil e com isso o março lilás ganha um destaque ainda mais forte nas campanhas de saúde, alertando a prevenção e a importância do autocuidado. 

Infelizmente, o câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo, mas é também uma doença que pode ser prevenida com medidas simples e acessíveis. 

Vamos descobrir neste artigo a importância da prevenção do câncer do colo do útero e as principais estratégias de como se cuidar. 

Entenda o que é Câncer do Colo do Útero 

O câncer do colo do útero é uma condição causada principalmente pela infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV).  

Contudo, o HPV é uma infecção sexualmente transmissível comum, e muitas vezes não apresenta sintomas visíveis. No entanto, certos tipos de HPV podem causar alterações nas células do colo do útero que, se não tratadas, podem progredir para o câncer. 

Fatos que talvez você não saiba sobre o câncer do colo do útero e o HPV 

  • Pode ser prevenido com o exame papanicolaou e vacinação 
  • Quando diagnosticado em estágios iniciais, têm até 90% de chances de cura 
  • O HPV é a maior causa desse câncer, mas nem toda mulher com HPV o desenvolverá 
  • Estima-se que até 80% da população terá HPV em algum momento da vida 

Qual a Importância da Prevenção? 

A prevenção é fundamental na luta contra o câncer cervical, pois pode detectar alterações nas células do colo do útero antes que se tornem cancerígenas ou tratar o câncer em estágios iniciais, aumentando significativamente as taxas de sobrevivência. 

Leia também: Férias a Caminho: A importância do Seguro Viagem

Estratégias de Prevenção 

Existem várias estratégias eficazes para prevenir o câncer do colo do útero, confira algumas delas abaixo: 

Vacinação contra o HPV 

A vacina contra o HPV é uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer cervical. Ela é mais eficaz quando administrada antes do início da atividade sexual, mas também pode ser benéfica para mulheres mais velhas que ainda não foram vacinadas. 

Rastreamento Regular (exames de check-up) 

O exame de Papanicolaou, também conhecido como exame de colpocitologia oncótica, é um procedimento simples e indolor que pode detectar alterações nas células cervicais antes que se tornem cancerígenas.  

Além de que, é recomendado que as mulheres comecem o rastreamento regular a partir dos 21 anos de idade, e a frequência dos exames pode variar de acordo com a idade e o histórico médico de cada mulher. 

Leia também: Janeiro Branco: Cuidados com a Saúde Mental

Uso de Preservativos 

Embora o uso de preservativos não ofereça proteção completa contra o HPV, pode reduzir significativamente o risco de infecção. O uso do preservativo é realmente de grande importância e na prevenção de diversas outras doenças. 

Evitar o Tabagismo 

O tabagismo está associado a um maior risco de desenvolver câncer cervical. Parar de fumar pode ajudar a reduzir esse risco. 

Manter uma Vida Sexual Consciente 

Praticar sexo seguro são medidas importantes na prevenção do câncer cervical, assim como manter os seus exames de rotina em dia. 

Conclusão 

A prevenção do câncer do colo do útero é uma questão de saúde pública de extrema importância. Por meio da conscientização sobre a doença e a promoção de hábitos saudáveis e cuidados preventivos, podemos salvar vidas e proteger a saúde das mulheres em todo o mundo.  

Cada mulher deve se informar sobre as estratégias de prevenção disponíveis e fazer da sua saúde uma prioridade, realizando exames regularmente e adotando um estilo de vida saudável. Juntas, podemos vencer o câncer cervical e garantir um futuro mais saudável para todas. 

 

Fonte: FEMME, SESAB, Rádio Senado 

Deixe um comentário