Férias a Caminho: A importância do Seguro Viagem

Com a chegada das férias e fim de ano, a procura por viagens aumenta muito, e ter em mente a importância de contratar um seguro viagem é fundamental para que possa usufruir plenamente esse merecido descanso, seja em família, com amigos, sozinho, mochilão, intercâmbio, etc… 

Na verdade ninguém contrata um seguro viagem na expectativa de ter que usar, porém imprevistos de diversas natureza podem ocorrer, e saber que está protegido é garantia de paz e segurança. 

Com certeza, a escolha do tipo de seguro de viagem é muito importante para garantir uma cobertura adequada às necessidades específicas, a começar por definir se será uma viagem Nacional ou Internacional. 

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem para a Europa, saiba que o seguro viagem é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen. 

Já para quem vai viajar para um outro estado no Brasil, é aconselhável verificar se o plano de saúde possui cobertura nacional, pois se for regional vale a pena contratar um seguro viagem, garantindo assim que o viajante possa ter uma assistência médica hospitalar. 

Tratado de Schengen: o que é, e como funciona  

Em 1985 foi assinado o acordo de Schengen, uma das principais determinações é a obrigatoriedade da contratação de um Seguro Viagem e visto para os países que fazem parte deste acordo, que atualmente contam com 27 países, e é conhecido como Espaço Schengen. 

Esse tratado visa a eliminação progressiva de controles nas fronteiras, estabelecendo regras para a entrada e saída daqueles que são naturais de outras partes do mundo. 

Para os brasileiros, a entrada nos países do tratado é descomplicada, não requerendo visto, mas é essencial atender a requisitos específicos. Documentos como passaporte válido, comprovantes de hospedagem, comprovações financeiras, passagem de retorno e seguro viagem em conformidade com o tratado são obrigatórios para circulação. 

E como o seguro viagem pode te ajudar? 

Quando optamos pelo seguro viagem estamos adquirindo uma proteção valiosa contra custos inesperados. Essa escolha evita que você precise arcar com despesas elevadas em situações imprevistas. 

Desta forma, além de abranger despesas médicas, hospitalares e odontológicas relacionadas a acidentes ou doenças durante a viagem, os planos proporcionam uma gama completa de serviços para garantir sua saúde em diversas situações. 

Alguns planos oferecem a conveniência da telemedicina para casos mais simples ou um primeiro atendimento, oferecendo uma solução ágil e acessível para consultas médicas à distância. 

Além das coberturas médicas, os planos incluem reembolsos de despesas relacionadas a atrasos de vôo, extravio de bagagem, necessidades farmacêuticas e assistência constante em português, garantindo que os segurados tenham ajuda a qualquer momento durante a viagem.  

Leia também: Seguro Viagem: seu aliado contra imprevistos nas férias 

Algumas dicas importantes na contratação de um seguro viagem 

  • Lembrar sempre de comparar as coberturas  
  • Escolher o Seguro mais adequado ao seu destino de viagem 
  • Considerar a franquia, pois em alguns casos podem reduzir o valor do seguro 
  • Procure se informar sobre descontos especiais, muitas seguradoras oferecem desconto a estudante, idosos, entre outros 
  • Checar a avaliação e reputação da Seguradora, isso pode dizer muito sobre a qualidade do serviço  

Principais coberturas de Seguro Viagem para lembrar na hora da contratação 

  • Cobertura médica, hospitalar, odontológica e medicamentos 
  • Cobertura para repatriação em caso de doença ou acidente 
  • Cobertura para translado de corpo em caso de falecimento 
  • Cobertura para cancelamento e, ou interrupção de viagem 
  • Cobertura para extravio e, ou danos  de bagagem 
  • Cobertura para despesas legais 
  • Cobertura para danos causados a terceiros 
  • Cobertura para esportes ou atividades específicas planejadas   

Conclusão 

Lembre-se que o seguro viagem funciona como um plano de saúde temporário, considerando o tempo que o viajante vai ficar e o destino, garantindo indenização em caso de imprevistos. Desta maneira contrate um seguro e desfrute cada momento da sua viagem com total segurança. 

Fonte: G1, Ministério do Turismo