Proteção Climáticas: O Papel do Seguro Residencial 

Image: Freepik.com

O Seguro Residencial é um investimento com um custo anual baixo, porém essencial em situações desastrosas, principalmente com o que vem acontecendo recentemente. 

Neste mês, um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo, deixando rastros de destruição provocados por ventos de mais de 100 km/h, isso causou postes caídos pela cidade, árvores derrubadas, fiação e destelhamento de casas foram ainda mais atingidos. 

Foram 2,1 milhão de consumidores prejudicados, ficaram sem luz, e o restabelecimento do serviço, em algumas localidades, demorou até sete dias. Toda essa situação causou uma crise na cidade e deixou muitas pessoas em situações delicadas.  

Por isso, em situações como essas, os seguros podem ser um grande aliado, em um artigo da InfoMoney, executivos do setor securitário que foram consultados,  falam sobre os estudos climáticos, e que vão ter mais eventos extremos climáticos, envolvendo chuva e vento forte. 

O fato é que as mudanças climáticas têm afetado o cotidiano e causado grandes prejuízos patrimoniais, situação que tem estimulado a procura por proteção em diversos ramos de seguros, principalmente, o Seguro Residencial. 

Por isso, o Seguro Residencial tem ganhado importância no mercado, como falamos acima o custo é baixo em relação aos outros ramos e possuí diversos serviços de assistência que podem ser utilizados no decorrer da vigência do seguro.  

Além de que, o Seguro Residencial vive o seu ‘pico histórico’, tendo uma expansão de 13% entre janeiro e agosto, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados).  

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento arrecadou R$ 3,2 bilhões em prêmios (valores pagos pelos clientes às seguradoras), com a devolução, na forma de indenizações, de quase 30% deste valor (R$ 945 milhões). 

Agora vamos entender melhor o que é o Seguro Residencial e as suas coberturas. 

Leia também: Investir em um Seguro Residencial ajuda nas finanças pessoais

O que é o Seguro Residencial?  

O Seguro Residencial é uma proteção ao imóvel e seu cálculo baseia-se no valor da estrutura física e/ou bens que estejam dentro da residência.

Os preços e coberturas irão depender do que o segurado escolher no momento da contratação da apólice. Por ser um Seguro customizável ele atende as suas necessidades do jeito que você quiser. 

Quais são as coberturas obrigatórias? 

  • incêndio
  • queda de raio
  • e explosão

Principais coberturas do Seguro Residencial 

Para evitar prejuízos com os eventos climáticos inesperados  é importante contratar as seguintes coberturas específicas .

  • Vendaval 
  • Danos Elétricos 
  • Queda de Raios 
  • Alagamento 
  • Vidros 
  • Plano Completo de Assistência 24 horas 

Lembrando que atentar-se aos limites contratados é fundamental para não ser pego de surpresa.   

O segurado deve buscar uma importância condizente com a reposição do patrimônio e, no caso do Seguro Residencial, deve ser considerado sempre o valor de reconstrução e nunca o venal porque a seguradora não fica com o bem, como em outros ramos, ela reconstrói.

Dessa forma, o segurado fica protegido e evita pagar mais prêmio do que deveria. 

Conclusão  

É sempre válido conferir todo o seu contrato minuciosamente e entender todas as suas coberturas, cláusulas e o que você tem direito.   

O aumento pela procura do Seguro Residencial cresce e por isso é importante você está por dentro de como funciona o seguro quando for necessário acionar o sinistro. 

1 thoughts on “Proteção Climáticas: O Papel do Seguro Residencial 

  1. Pingback: Proteja Seu Lar adquirindo um Seguro Residencial - Secury

Comentários não permitidos.