Saúde: Um Compromisso Global na Luta contra a AIDS

Prevenir sempre é o melhor remédio!

Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV / AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Vamos entender algumas etapas sobre esse tema e também sobre a importância de fazer exames de rotina.

Transmissão

É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

O vírus pode ser transmitido a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Prevenção

O Ministério da Saúde alerta que a melhor técnica de evitar o HIV/Aids é a prevenção combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, aplicadas em diversos níveis para responder as necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

Lembrando que sempre utilizar seringas e agulhas descartáveis, fazer uso de preservativo durante as relações sexuais e mães contaminadas pelo vírus usarem os antirretrovirais durante a gestação.

Tratamento

O tratamento para o HIV é frequentemente denominado terapia antirretroviral ou ART, medicamento que surgiu na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo.

Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e pode prolongar expressivamente as vidas das pessoas infectadas pelo HIV e diminuir as chances de transmissão.

Antes da introdução da ART na metade dos anos 90, pessoas com HIV progrediam para a AIDS em apenas alguns anos.

Hoje em dia, alguém diagnosticado com HIV e tratado antes do avanço da doença pode ter uma expectativa de vida quase igual a de uma pessoa não infectada.

Leia também: Você sabe o que faz um Plano de Saúde ficar caro?

Exames de rotina

Devemos lembrar da importância de realizar os exames de rotina de sangue e de doenças sexualmente transmissível, de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez ao ano.

No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os exames de rotinas são essenciais para manter uma rotina de vida saudável e além disso é uma forma de estar sempre prevenido e protegido.

Por Fim…

Ainda que do ponto de vista medicamentoso o tratamento tenha avançado muito nos últimos anos, e que estamos bem avançados no desenvolvimento de uma vacina.

O HIV ainda hoje é uma condição crônica de saúde e saber que existem inúmeros serviços de atendimento, tais como: rodas de conversa, apoio aos familiares, material educativo, atendimento psicológico, terapêutico, etc, ajudam muito na evolução bem-sucedida do tratamento.

As demandas emocionais são tão importantes quanto os sintomas físicos, e precisam ser acolhidas por todos os profissionais de saúde, numa perspectiva de atendimento humanizado. Por isso, se olhe e se observe, e cuide de você de dentro pra fora!

 

Fonte: Ministério da Saúde