05 Seguros Importantes para Empresas

Você sabe o quanto é importante manter sua empresa segura, assim como o seu patrimônio e o bem-estar dos seus colaboradores né? 

Independente do ramo de atuação, uma empresa precisa estar protegida e segura contra possíveis situações que venham a acontecer de sinistralidade. 

Sendo assim, é ideal que os empresários tomem certas precauções para evitar ou minimizar os impactos que esses eventos possam causar às suas operações corporativas.   

Para que sua empresa não sofra com perdas, prejuízos ou diversos outros problemas no dia a dia de seu negócio, a melhor estratégia é a contratação de Seguros que garantam sua segurança patrimonial.    

A Secury pode te ajudar com todo o processo da contratação da modalidade de Seguro que você precisa para a proteção do seu negócio. 

Vamos conhecer algumas modalidades de Seguro que possam se encaixar para a sua empresa? 

Seguro Saúde Empresarial  

Muitas empresas oferecem esse seguro que inclui assistência médica ou odontológica a seus funcionários, trazendo bem-estar para a equipe e benefícios para aqueles que contribuem para o crescimento da sua empresa. 

O Seguro Saúde não é obrigatório, os empresários que optam por contratá-lo garantem que seus trabalhadores executem suas funções com mais tranquilidade, pois sabem que a companhia em que trabalham está cuidando deles.    

Leia também: Rede Credenciada x Rede própria no Plano de Saúde 

Seguro de Responsabilidade Civil 

Alguns ramos de atividade podem causar danos ou prejuízos a terceiros por conta de alguns erros e omissões cometido durante a prestação ou execução do serviço contratado. 

Por isto, elas podem contratar essa modalidade de seguro para garantir o ressarcimento aos envolvidos sem prejudicar seus rendimentos.  

Exemplos de algumas empresas que podem ter como obrigatoriedade no ramo são:  

  • Escritório de Advocacia 
  • Construtoras 
  • Empresas de Engenharia 
  • Profissionais na área de Saúde, entre outras. 

Leia também: Descubra a diferença entre os Seguros E&O e D&O  

Seguro Patrimonial 

Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios, caso alguma eventualidade aconteça, como um incêndio por exemplo. 

Realiza os pagamentos e, em caso de sinistro, a empresa aciona o seguro e recebe a indenização, conforme estabelecido em contrato. 

Seguro Cyber 

O Seguro Cyber é uma proteção e também uma prevenção contra possíveis ataques de hackers a sua empresa, garantindo a indenização de eventuais prejuízos como roubo e/ou vazamento de dados. 

As notificações referentes a ataques cibernéticos ou ransomware contra empresas brasileiras cresceram 220% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.   

Para a proteção de dados da sua empresa estar segura, é importante você ter este Seguro, protegendo seus dados e dos seus clientes. 

Leia também: Ataques de Ransomware aumentam a procura por Seguro Cyber 

Seguro de Vida Empresarial 

O seguro de vida empresarial proporciona mais tranquilidade aos colaboradores e seus familiares, além de minimizar impactos ocasionados por eventos inesperados como acidentes ou falecimento. 

Essa modalidade de Seguro pode ser contratada por todos os tipos de empresa, incluindo prestadores de serviço. 

Os custos podem ter a participação ou não do colaborador e a empresa poderá deduzir o valor do seguro no Imposto de Renda. Os benefícios podem ser estendidos a cônjuges e filhos.   

Agora que você conheceu algumas modalidades de Seguro para a sua Empresa  

É importante saber os benefícios que cada um possuí para você empresário. 

Proteger seu patrimônio material e pessoal são essências para o bom funcionamento de sua empresa. 

Trazendo tranquilidade e segurança de todos os envolvidos em suas atividades. 

Pense bem a respeito e busque uma Corretora de Seguros para ter as melhores opções de Seguradoras que atenda melhor suas necessidades, dentro de seu ramo de atuação. 

Nós da Secury estamos aqui a disposição para te ajudar a encontrar a melhor escolha. 

Fale com um Especialista Secury e tire suas dúvidas. 

Fonte: SOMPOPorto SeguroExame, AIG Seguros 

O que é LGPD? E como vai afetar as PMEs?

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade das pessoas. 

Também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes. 

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou no dia 30 de agosto de 2021, uma minuta de resolução que regulamenta a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), para PMEs, que será submetida à Consulta Pública. 

Você sabe o que é PMEs? 

PME significa Pequena e Média Empresa. É uma sigla frequentemente utilizada para classificar o porte de uma empresa em função do número de trabalhadores empregados e do rendimento anual auferido.  

Esse tipo de empresa ocupa um lugar importante na economia dos países através da geração de postos de trabalho. 

E então como fica a implementação da LGPD para os PMEs? 

Enquanto ainda não é publicada norma específica de aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para pequenas e médias empresas(PMEs), ansiosamente aguardada pelos empresários, é certo que essas empresas devem cumprir com o que dispõe a legislação vigente. 

Dentre as medidas administrativas, a ANPD sugere a elaboração de política de segurança da informação, contendo as diretrizes para a gestão da segurança da informação. 

Como os controles relacionados ao tratamento de dados pessoais, como o uso de senhas, acesso aos dados, compartilhamento de dados, programas antivírus, dentre outros.  

Uma segunda providência é a conscientização e treinamento dos empregados, acerca das obrigações e responsabilidades relacionadas ao tratamento de dados pessoais. 

A terceira recomendação consiste na revisão de contratos. A revisão aplica-se aos contratos firmados com os empregados, em que se aconselha a inserção de cláusula de confidencialidade m todos os contratos. 

Também se aplica aos contratos em geral, nos quais devem constar cláusulas sobre a responsabilidades de cada uma das partes quanto à observância da LGPD e ao tratamento dos dados pessoais.  

Com relação aos contratos firmados com empresas que fornecem serviços em nuvem, é importante verificar a segurança que o sistema confere aos dados armazenados, bem como requisitos para acesso do usuário a cada serviço em nuvem utilizado. 

Algumas recomendações da ANP são: 

  • Não compartilhe contas ou senhas entre os usuários; 
  • Utilize autenticação de multi-fatores para acesso ao sistema ou base de dados que contenham dados pessoais, inclusive nos serviços de nuvem. Esta autenticação poderia ser feita, por exemplo, com o envio de código por e-mail, uso de aplicativos ou tokens de segurança; 
  • Limite o acesso aos sistemas/banco de dados na proporção que o cargo do empregado demandar o acesso aos dados pessoais; 
  • Estabeleça normas com relação às senhas, com a configuração do sistema, para que aceite apenas senhas que necessariamente contenham caracteres especiais, e um determinado número mínimo de caracteres; 
  • Faça backups regularmente e em locais distintos dos dispositivos de armazenamento principais; 
  • Formate mídias antes do descarte e, em caso de impossibilidade de formatação, destrua as vias físicas como CDs, DVDs e papéis; 
  • Medidas protetivas no processo de transmissão dos dados, como conexões cifradas (uso de TLS/HTTPS), aplicativos com criptografia fim a fim, instalação e manutenção de sistema firewall e ferramentas anti-spam; 
  • Faça manutenção de todos os sistemas e aplicativos atualizados, ou seja, em suas últimas versões disponíveis; 
  • Aplique as mesmas regras de proteção aos dispositivos móveis, como smartphones e laptops, sendo que, sempre que possível separar os dispositivos móveis de uso privado daqueles de uso profissional. 

E mais uma forma de proteger seu patrimônio é com o Seguro Cyber. 

Seguro Cyber oferece proteção financeira à companhia nos casos de responsabilidade civil originária de problemas de violação ou segurança da privacidade, provocados por vazamentos de dados pessoais, sequestros de informações e demais ações que geram fortes impactos financeiros, operacionais e legais. 

Saiba mais: Ataques de Ransomware aumentam a procura por Seguro Cyber

Qual é a importância do Seguro Cyber? 

Trata-se de uma excelente opção para as empresas, considerando que todos os setores correm grandes riscos de ataques cibernéticos 

Cada vez mais as empresas estão dependentes da tecnologia para gerenciar os seus negócios e as informações. 

É nesse cenário o Cyber Seguro apresenta-se com uma ótima alternativa para o gerenciamento dos riscos cibernéticos.  

Para cobrir prejuízos originados por um ataque cibernético, seja uma interrupção nas operações ou uma ação judicial envolvendo terceiros, dispomos do Seguro de Riscos Digitais da AIG Seguros.  

Saiba mais: Seguro Cyber. Saiba os benefícios em contratar 

Principais situações e coberturas 

O Seguro de Riscos Cibernéticos da AIG (Seguro Cyber) cobre diferentes situações em que as empresas se veem expostas aos crimes cibernéticos. 

Além disso, oferece ampla cobertura em caso de vazamento de dados armazenados por uma empresa, inclusive contempla o pagamento de multas, como será agora exigido pela nova legislação.   

Outras coberturas também são oferecidas:   

  • custos de notificação da empresa a seus clientes  
  • responsabilidade pela segurança de dados ato  
  • erro ou omissão que resulte na divulgação dessas informações devido a uma violação de segurança, além de ressarcimento por lucros cessantes.  
  • custos e despesas para determinar se os dados eletrônicos podem ser ou não restaurados, restabelecidos ou recriados; 
  • pagamento das perdas devido a terceiros | acordos e/ou indenizações | custo de defesa  
  • pagamento das perdas devido a terceiros | acordos e/ou indenizações | custo de defesa  

Porque contratar um Seguro Cyber?  

A resposta é: proteção para você e para o patrimônio da sua empresa. 

O Seguro Cyber é uma proteção e também uma prevenção contra possíveis ataques de hackers a sua empresa, garantindo a indenização de eventuais prejuízos como roubo e/ou vazamento de dados. 

A Secury é parceira da AIG e juntas podemos achar o seguro ideal para as suas necessidades. Clica no botão abaixo e fale com um Especialista Secury. 

Fonte: Nextlawacademy, BHSAIG, Exame  

Sabe o que é o Seguro Prestamista? Venha saber mais

O seguro prestamista tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização para a quitação, amortização ou até o pagamento de um determinado número de parcelas de uma dívida contraída ou um compromisso assumido pelo segurado, caso ocorra um dos riscos cobertos pelo seguro. 

É uma proteção extra para quem comprou um bem de forma parcelada. 

Sendo assim, o seguro prestamista beneficia, em primeiro lugar o credor, que recebe os valores referentes ao que falta ser pago, e, depois, ao cliente que tem sua dívida quitada. 

Vamos entender melhor o que é o Seguro Prestamista e como ele funciona?  

O que é o Seguro Prestamista? 

O seguro Prestamista é voltado para o pagamento de obrigações financeiras, no caso de situações inesperadas que possa ocorrer com o segurado, que impeçam a quitação de dívidas. 

A indenização poderá ser decorrente de morte ou invalidez permanente total por acidente, a qual será utilizada pelo beneficiário para antecipação da liquidação do saldo devedor em nome do segurado. 

Quando o Seguro Prestamista é aplicado? 

É aplicado para quem possui compromissos financeiros como: 

  • Financiamento ou compra de carro, moto ou outros veículos; 
  • Empréstimo consignado; 
  • Cartão de crédito; 
  • Condomínio; 
  • Empréstimo pessoal; 
  • Carnês de lojas; 
  • Consórcios. 

Para as empresas credoras, o seguro tem a vantagem de auxiliar a reduzir a inadimplência, e para os devedores que se configuram como segurados, uma garantia de tranquilidade para o segurado e sua família. 

Leia também: Seguro Prestamista para as operações de Securitização de Recebíveis  

Quando contratar o Seguro Prestamista e quem ele protege? 

O seguro Prestamista deve ser contratado no ato da tomada de crédito, devendo permanecer vigente por todo o prazo da dívida, até a sua liquidação. 

O seguro Prestamista protege o financiador do contrato de crédito para aquisição de bens e/ou serviços (Credor) e também o tomador desse crédito (Devedor) e sua família. 

Isso se aplica nos casos previstos de morte ou invalidez de pessoa física ou jurídica que assine o contrato da dívida.  

Essa pessoa irá configurar na operação como Devedor. O Credor será o beneficiário da apólice contratada.  

O tomador de crédito e sua família são protegidos, ao ter a segurança de que, na falta do devedor, a dívida será quitada, não recaindo sobre a família. 

Essa modalidade de Seguro é ótima para quem não tem patrimônio, pois evita o endividamento em momentos difíceis. 

Quem pode contratar o seguro Prestamista? 

Quem pode contratar este seguro é a empresa que oferece o crédito. Fica a cargo dela oferecer o seguro ao consumidor que está tomando crédito.  

As empresas que oferecem crédito são as Instituições Financeiras, podem ser: 

  • Bancos 
  • Fundos Imobiliários 
  • Administradoras de Consórcios 
  • Cooperativas de Crédito 
  • Correspondentes Bancários, entre outros. 

Conheça as coberturas do Seguro Prestamista 

  • Morte acidental e/ou natural, que garante o pagamento do saldo total ou parcial da dívida em caso de morte do segurado; 
  • Invalidez Total Permanente por Acidente, que garante pagamento para situações de invalidez por acidente; 
  • Perda de Renda por Desemprego, para quem tem emprego com registro em carteira (CLT). O seguro oferece indenização em casos de demissão involuntária; 
  • Perda de Renda por Incapacidade Física ou Doença, para autônomos ou profissionais liberais. O seguro oferece indenização em casos de incapacidade. 

Para casos de empréstimo consignado realizados em convênios públicos, o seguro prestamista cobre morte e invalidez. 

A vigência do seguro prestamista (ou seja, a validade da apólice de seguro) é a mesma do contrato de financiamento ou empréstimo.  

Se você fez um financiamento de 60 meses e contratou o seguro, ele também valerá por 60 meses. 

Como acionar o Seguro Prestamista? 

Para acionar esse seguro, o segurado ou alguém da família deve entrar em contato com a seguradora responsável pela proteção. 

Em caso de perda de renda por desemprego: quando há uma demissão sem justa causa, é preciso organizar os documentos listados nas condições do seguro e em seguida acione a seguradora. 

Para casos de morte: os familiares devem acionar a seguradora com toda a documentação para receberem a indenização, que pagará parcial ou totalmente a dívida deixada por quem faleceu. 

O Seguro Prestamista como vocês acabara de ler é uma segurança para os seus bens, em caso de morte ou invalidez e outras modalidades. 

Ficou interessado, fala com Especialista Secury clicando num botão abaixo e tire suas dúvidas sobre o Seguro Prestamista. 

 

Fonte: GEOZurichBanco Pan 

Rede Credenciada x Rede Própria no Plano de Saúde

A diferença entre elas é que a credenciada possui diversos prestadores de serviço a saúde de diferentes unidades, já a própria possui as próprias unidades de atendimentos que são de propriedade da operada

Se você está pensando em contratar um plano de saúde, é importante conhecer o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde e entender a diferença entre Rede credenciada e Rede própria. 

Eles podem ser divididos entre rede própria ou rede credenciada, oferecido pelos convênios para atender seus pacientes. 

Conhecer a rede de atendimento disponível significa que você saberá quais médicos, hospitais, clínicas, laboratórios e demais profissionais de saúde estarão à disposição para atendê-lo ao longo do contrato. 

Então vamos descobrir a diferença?   

O que é Rede Credenciada do Plano de Saúde?  

Rede credenciada do plano de saúde é composta por diversos prestadores de serviço e estabelecimento de saúde. 

Os mesmos são conveniados ao Plano de Saúde e podem oferecer atendimento médico, sendo eles: médicos, profissionais da saúde, hospitais, laboratórios, clínicas, entre outros.  

De acordo com cada operadora de saúde, a rede pode ser terceirizados ou conveniados, e pagos pela operadora de saúde conforme o uso dos seus serviços, com unidades prestadoras de serviço em diferentes regiões e localidades, dependendo da cobertura do plano. 

Vantagens de uma Rede Credenciada 

Confira as vantagens de escolher uma Rede Credenciada para o seu Plano de Saúde: 

  • Comodidade: com uma ampla rede credenciada, você pode encontrar, por exemplo, atendimento em uma unidade próxima à sua residência. 
  • Praticidade: com mais redes de atendimento, é possível garantir atendimentos mais rápidos. 
  • Facilidades exclusivas: com diversas redes credenciadas ao plano, é possível contar com uma variedade de benefícios, por exemplo, ter acesso a um resultado de exame no mesmo dia. 
  • Flexibilidade: se você viaja muito, é importante contar com cobertura de saúde em outras localidades, caso seja preciso em alguma eventualidade. 

Sabendo também que sua rede credenciada pode ter atendimento em outras regiões, estados ou país.  

Essas informações são concedidas enquanto você está fazendo a escolha de possuir uma rede credenciada no seu Plano de Saúde. 

Ao escolher um plano de saúde com rede credenciada, é importante verificar não apenas a questão da disponibilidade de estabelecimentos ou profissionais de saúde, mas também a qualidade e avaliação dos mesmos.   

Lembre-se de ter todas as informações necessárias e dúvidas esclarecidas antes de assinar o contrato do seu plano. 

Seguro Saúde. Dicas importantes antes de contratar 

O que é Rede Própria do plano de saúde? 

A rede própria é exatamente o contrário da rede credenciada, pois indica que as unidades de atendimento são da própria operadora de saúde, ou seja, não são terceirizadas e nem credenciadas. 

São laboratórios, hospitais e clínicas que pertencem ao próprio plano de saúde.   

Vantagens de uma Rede própria 

Abaixo algumas das vantagens de escolher uma Rede Própria para o seu Plano. 

  • Qualidade assistencial: o plano de saúde que conta com rede própria pode oferecer um atendimento multidisciplinar aos pacientes, pois concentra todo seu histórico de tratamentos e pode trabalhar com ações preventivas para evitar a ocorrência de doenças mais graves.  
  • Protocolos atualizados: para manter altos níveis de atendimento e satisfação dos usuários, as operadoras adotam modelos e protocolos médicos em alta, recomendados por diferentes autoridades, como a Organização Mundial da Saúde e outros institutos respeitados.  
  • Preço mais em conta: com as redes próprias, as operadoras conseguem cobrar um valor menor.   

Os custos dos planos de saúde com rede própria são, frequentemente, menores em comparação à rede credenciada.  

Isso acontece porque, como a operadora conta com estrutura particular, o preço médio de cada procedimento costuma ser mais baixo que o valor pago a terceiros. 
 

Qual é melhor: Rede Própria ou Rede Credenciada? 

Para saber se é melhor contar com um plano com rede credenciada ou rede própria, primeiro, é preciso saber quais são as suas necessidades atuais. 

Se você viaja bastante, se você tem preferência de redes de atendimentos próximo a sua casa ou próximo ao seu trabalho e também opta por atendimento personalizado ou em estabelecimentos de referência? 

Ao entender melhor quais as suas preferências e o que deseja num plano de saúde respondendo as questões acima, você vai saber a opção mais adequada para a sua realidade. 

No processo decisório entre rede credenciada ou própria, as operadoras de planos de saúde devem analisar com cuidado a distribuição geográfica de seus beneficiários. 

Por fim 

Se você possuir um médico de confiança ou estabelecimento de preferências busque-os no catálogo da rede credenciada.  

Se desejar, é possível optar pela contratação do reembolso para utilizar prestadores de fora da rede. 

Vale lembrar, por fim, que as operadoras podem oferecer planos com preços e coberturas diversificadas.  

Conte com a ajuda de um Especialista da Secury para esclarecer suas dúvidas e colaborar no processo de contratação do melhor plano. 

 

Fonte: BarelaDosea SegurosBlog Bidu