Desde da chegada da pandemia tudo mudou e muitas áreas foram se adaptando a tecnologia, e uma delas foi a área da saúde onde o crescimento de atendimento por telemedicina aumentou e vem aumentando cada vez mais na área da saúde. Com isso a SDB lançou um Manual de Boas Práticas em Telemedicina e em Telessaúde.
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre os anos de 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por 52,2 mil médicos, sendo 87% primeiras consultas.
Com isso tudo acontecendo e o aumento da telemedicina entrando na rotina de toda população a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil – SDB), lançou um Manual de Boas Práticas em Telemedicina e em Telessáude. O lançamento desse manual foi no dia 25/08/2022, no Espaço Executiva da Fiesp / Ciesp, em São Paulo.
Sabemos que a telemedicina tem provocado impactos em toda sociedade e beneficiado, não havendo exceções, médicos, pacientes, sistema público e privado de saúde. A SDB como responsável de analisar as melhores práticas da Saúde no mundo digital decidiu melhorar as práticas de uma forma eficiente criando o manual (baixe o manual clicando aqui).
Essas diretrizes que você encontrará no manual de boas práticas, ajudam a garantir que a jornada seja bem-sucedida do começo ao fim, viabilizando não só um atendimento de qualidade como um melhor desfecho clínico.
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Conheça um pouco mais sobre essas diretrizes do Manual
O manual é dividido em quatro capítulos, e ambos foram elaborados pelas principais lideranças e autoridades no tema no Brasil, o Manual de Boas Práticas em Telemedicina e em Telessaúde, ajuda a responder a esse desafio que ainda surgem para a sociedade.
Dentre os tópicos abordados estão:
- Como manter o elevado nível de qualidade e segurança nos cuidados em saúde realizados com o uso de tecnologias de comunicação à distância
- As melhores práticas de segurança da informação
- Prescrição eletrônica e registro de dispensação digital e interoperabilidade.
“Essas diretrizes são cruciais para que a telemedicina cumpra com qualidade e segurança o seu papel de garantir o acesso da população à assistência médica, onde quer que ela esteja. Como a prática médica de maneira segura, bem como o incremento do desenvolvimento científico-tecnológico da saúde digital e da inovação na saúde, fazem parte dos nossos propósitos como entidade, é um privilégio poder lançar esse inédito Manual de Boas Práticas em Telemedicina”, ressalta Caio Soares, presidente da Saúde Digital Brasil.
Com todas essas novidades…
A Zurich Seguros, nossa parceira, preocupada em oferecer os melhores produtos e serviços para os seus clientes, reuniu 5 benefícios da telemedicina que vão desde a redução de custos com deslocamentos até mais agilidade nos diagnósticos.
Interessante né? Vamos conhecer os benefícios melhor?
1- Conforto e atendimento qualificado
Tudo o que se precisa ter é uma conexão à internet para ter acesso aos melhores médicos do país, nas mais diversas especialidades. Sendo outro ponto positivo a facilidade de poder tirar dúvidas simples sem a necessidade de sair de casa ou esperar horas no consultório.
2- Acessibilidade
Como os atendimentos são realizados por chamada de vídeo, o paciente não precisa se deslocar para receber atendimento médico. Isso beneficia também os pacientes que estão localizados em regiões afastadas dos grandes centros.
3- Agilidade e qualidade
Os telelaudos – laudo médico analisado e assinado remotamente – proporcionam um diagnóstico mais ágil, uma vez que médicos e outros profissionais de saúde conseguem acessar os exames na web, sem que o paciente precise levar os resultados presencialmente.
Sendo também outro ponto positivo a redução de custos com infraestrutura física, já que os documentos são armazenados em uma única plataforma, online, sem necessidade de gastos com impressão e armazenamento. Uma ótima ação em prol do meio ambiente.
4- Troca entre especialistas
Os médicos estão sempre trocando entre eles e discutindo sobre novas técnicas e tratamentos. As plataformas de telemedicina permitem a troca de informações entre profissionais por meio de áudio, imagens ou vídeos, o que aprimora o diagnóstico.
5 – Menos exposição a doenças
Em tempos de infecções como a da Covid-19, evitar ambientes fechados como os consultórios é a melhor opção. O atendimento telemedicina 24h elimina o risco de exposição a doenças, e traz mais segurança para o paciente e para o profissional de saúde, o que está sendo ótimo para todos ficarem protegidos.
Como funciona o serviço de telemedicina da Zurich?
Os segurados podem acessar o serviço de telemedicina por meio da Tem Saúde, uma plataforma certificada e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, vinte e quatro horas após a emissão do Seguro contratado, tendo o cliente escolhido a opção de assistência por telemedicina.
Passou em consulta online e o médico receitou uma medicação? Fica tranquilo, a receita é enviada para o e-mail do segurado. Simples e prático. Tudo isso pensado em facilitar o beneficiário sem que ele precise sair de casa.
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Fonte: Setor Saúde, Tecmundo