Aumenta a procura por Seguros Garantia, de Propriedade e RC

Em estudos levantados por Especialistas de Seguros, uma corretora faz uma análise do cenário do mercado e explica em um artigo para a SEGS as vantagens na adoção dos seguros nas empresas 

Com a retomada da economia após a pandemia grandes licitações e contratos voltam a ser firmados na área de infraestrutura. Esse cenário de melhoria contribui para o crescimento da demanda por seguros Garantia (riscos financeiros) e também por seguros nos segmentos de Propriedade e Responsabilidade Civil (Property and Casualty – P&C), modalidades que abrange os produtos de Responsabilidade Civil, Riscos de Engenharia e Risco Patrimonial. 

O registro no mercado de seguros teve um crescimento de 19,6% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, com faturamento de R$ 80 bilhões. Sendo o segmento de Danos e Responsabilidade está entre os três que mais cresceram, com um aumento de R$ 2,2 bilhões no faturamento. 

Esses dados são da 22ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, produzido com base nos dados publicados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) no início de agosto. 

Procura por Segurança para novos negócios 

As empresas de pequeno e médio porte visam adotar os seguros Garantia e P&C, o que é uma vantagem em vários cenários, principalmente quando participam de processos de licitação dos governos federal, estadual ou municipal. 

Tudo isso porque os modelos de Seguro de Garantia e os de Propriedade e Responsabilidade Civil asseguram o cumprimento das obrigações assumidas em contrato, sendo uma forma de proteger as empresas e terceiros, principalmente quando as mesmas são prestadoras de serviços em obras e concessões. 

“Com a nova Circular nº 622 da Susep, divulgada em maio, as seguradoras poderão – por demanda de mercado – personalizar seus produtos, atendendo a necessidades específicas de cada contrato e agregando mais autonomia, segurança e transparência aos envolvidos (seguradora, segurado e tomador), permitindo a adequação da apólice à natureza de cada negócio. Entramos num caminho sem volta de amadurecimento do mercado securitário no Brasil.”, acrescenta a especialista. 

Leia também: 5 Seguros Importantes para Empresas 

Apólices mais enxutas geram mais facilidade para as empresas 

Segundo a especialista Kamila Souza, a Lei das Licitações (14.133/21) exige a garantia nos processos licitatórios, via fiança bancária ou o Seguro Garantia, sendo a última mais vantajosa. 

“Na nossa visão, os seguros Garantia são interessantes para as pequenas e médias empresas porque as apólices ficam mais simples e enxutas, sendo uma solução mais barata do que a fiança bancária ou linhas de investimento, como o CDB, por exemplo. Isso significa que o custo da apólice entra como despesa de seguro, já a fiança bancária imobiliza dinheiro do caixa e entra como ativo e não despesa”, esclarece. 

Conclusão 

A procura por estar mais seguros faz com que corretoras de seguros busquem levar as melhores opções de proteção para as empresas.  

Aqui na Secury temos um time de Especialistas qualificados prontos para te ajudar a proteger o seu patrimônio. 

Fale com um Especialista e tire suas dúvidas.