Metaverso: Seguro Cyber é segurança no novo mundo

Na nova realidade do mundo virtual, o metaverso traz questionamentos nas empresas e as mesmas buscam por saber como se proteger de ataques cibernéticos 

A frequência de ataques de ransomware, está aumentando, assim como também os valores de regastes impostos pelos cibercriminosos. O metaverso é o novo mundo, e assim como tudo que é novo causa preocupação. As empresas querem estar protegidas e a procura pelo Seguro Cyber cresce. 

Mas vamos por partes, primeiro, vamos entender o que é o metaverso. 

Metaverso – A palavra é uma combinação do prefixo meta – que significa além – e verso, que se relaciona com o universo. Esse novo mundo virtual consiste no aumento do mundo real para um ambiente de realidade virtual aumentada, permitindo os indivíduos a viver em outro mundo através da internet. 

Em um artigo da Migalhas eles falam sobre a criação de uma nova economia totalmente digital, com a criação de avatares e com um mercado de criptomoedas, tokens de utilidade (utility tokens) e colecionáveis virtuais (NFTs)2, os quais são produzidos por blockchain.  

Sendo também possível no metaverso percorrer aplicativos de varejo para comprar digitalmente uma roupa de luxo, ou relógios e até mesmo uma nova casa em qualquer lugar do mundo. Isso tudo traz uma nova dinâmica nas estratégias das empresas e também a preocupação de como proteger sua base de dados. 

E como fica a privacidade na realidade paralela? 

Com as novas tecnologias e acesso à internet, a coleta de informações é adquirida de uma maneira muito maior. As normas de proteção de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil, deve ser garantida sempre a privacidade por padrão, apenas sendo coletados dados necessários para cada finalidade, e sendo a atividade de tratamento enquadrada em uma base legal de tratamento nos termos da LGPD.   

Por isso as empresas que entrarem no mundo do metaverso deverão implementar a Lei Geral de Proteção de Dados, adequadas as normas e respeitando à legislação de proteção de dados, adotando medidas administrativas de segurança da informação e incluindo políticas de segurança da informação. 

Proteja-se com um Seguro Cyber 

O Seguro Cyber fornece proteção financeira vital e suporte operacional no caso de um ataque cibernético. Os ataques cibernéticos são crimes que acontecem no ambiente virtual, por vazamento de dados, busca por dinheiro, bloqueio de acesso do usuário, entre outros. 

Sendo assim, o Seguro Cyber é responsável em ajudar as empresas, em caso de ataque, a restaurar os dados perdidos, reparar computadores e redes danificadas. 

Portanto, as empresas buscam pela contratação deste Seguro, para proteger os dados organizacionais do seu negócio. Com o mundo do metaverso esse seguro é essencial para as empresas. 

Leia também: Confira 4 dicas de como escolher o seu Seguro Cyber 

Vamos conhecer as coberturas do Seguro Cyber? 

Além do Seguro Cyber ser um seguro adicional, ele também é personalizado e contém ampla cobertura, confira algumas delas abaixo:  

  • Responsabilidade por Dados Pessoais e Corporativos  
  • Responsabilidade pela Segurança dos dados  
  • Responsabilidade por Empresas Terceirizadas  
  • Custos de Defesa  
  • Investigação  
  • Sanções Administrativas  
  • Restituição de Imagem da Sociedade Pessoal  
  • Dados Eletrônicos  

Agora conheça algumas das coberturas de extensão do Seguro Cyber:  

  • Conteúdo de Mídia  
  • Extorsão na Internet  
  • Interrupção de Rede 

Conclusão 

Vimos como a realidade aumentada vem sendo cada vez mais desenvolvida e como o metaverso traz uma nova era. Diante disso vem a procura por proteção de ataques cibernéticos e como o Seguro Cyber é uma proteção para as empresas. 

Quer saber mais sobre o Seguro Cyber? Fale com um Especialista Secury. 

 

 

Fonte: Segs, Revista Apólice