Cresce a contratação do Seguro Habitacional no mercado Imobiliário

Com dados de pesquisas no mercado sobre Seguro Habitacional estudo da Indicadores Imobiliários Nacionais, produzido pelo Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), mostra que o número de vendas de imóveis novos cresceu 12,8% desde do ano passado. 

De acordo com a pesquisa, os lançamentos imobiliários registraram 25,9% de aumento. Dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) apontam que os financiamentos de imóveis cresceram 65% em 2021, atingindo o montante de R$205,4 bilhões. 

Isso tudo faz com que os brasileiros procurem mais pelo Seguro Habitacional e queira entender melhor como funciona e quais as suas coberturas. Vamos saber mais? 

O que é o Seguro Habitacional? 

É preciso saber que o objetivo desse seguro é garantir a quitação da dívida do segurado do saldo devedor, em casos de que o segurado seja impedido de pagar a mesma, sendo um seguro obrigatório no Brasil, o Seguro Habitacional protege o processo de compra do segurado.  

Sendo assim é importante saber que o Seguro Habitacional faz parte da formação do patrimônio de quem adquire um imóvel, uma vez que protege o processo da compra.

Essa transação de proteção se inicia com a assinatura do contrato de financiamento e termina no momento de quitação da dívida do segurado. 

Tipos de Seguro Habitacional 

SFH (Sistema Financeiro da Habitação) 

Essa modalidade de seguro é um sistema administrado pelo governo e que possui uma apólice-padrão para todos os financiamentos concedidos. No caso de haver algum prejuízo a ser coberto, o responsável pelo pagamento é o Estado.  

No SFH, existe um limite para concessão de créditos imobiliários. Os imóveis devem valer, no máximo, 500.000 reais e o financiamento não pode ultrapassar 450.000 reais. 

Seguro Habitacional oferecido por empresas privadas 

Essa modalidade é escolhida a maioria das vezes pelos segurados, já que na opção de SFH existe um teto máximo para a contratação do seguro e na privada você encontrar o que melhor que irá te atender com diversas opções no mercado.

Lembrando que cada seguradora tem o seu próprio critério e tudo será definido na hora da contratação da sua apólice, fale com seu Especialista e esclareça todas as suas dúvidas. 

O que o Seguro Habitacional cobre? 

Essa proteção é materializada por meio das duas coberturas que fazem parte deste seguro: 

  • Cobertura de Morte ou Invalidez Permanente (MIP), que garante a quitação da dívida em caso de morte decorrente de causas naturais ou acidentais, e Invalidez Permanente Total por Acidente; 
  • Cobertura de Danos Físicos ao imóvel (DFI), a qual garante a integridade do imóvel enquanto o financiamento estiver sendo pago. 

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), por meio da Resolução CNSP nº 205, especificou em 2009 as coberturas de Morte ou Invalidez Permanente (MIP) e de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) como obrigatórias em todas as apólices do Seguro Habitacional. 

Por fim… 

Aqui na Secury temos parceria com a GEO que oferece o Seguro Habitacional e também agora eles oferecem o Seguro Habitacional Individual, você pode conferir tudo sobre esse seguro conferindo nosso artigo, clicando aqui. 

Fale com um Especialista Secury e tire suas dúvidas. 

 

Fonte: Revista Apólice, Exame