O atendimento remoto à saúde no Brasil se consolidou durante a pandemia, trazendo novidade na área da saúde
À primeira vista, a telemedicina teve um início conturbado no país e agora finalmente se consolidou no Brasil. Com a chegada do Covid-19, em 2020, restrições foram impostas a sociedade para controlar a disseminação do vírus, gerando uma nova realidade: a interação entre médico e paciente on-line.
Além do atendimento de consultas por telemedicina, em março de 2020, o Ministério da Saúde autorizou o uso também para atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramentos e diagnósticos durante a pandemia. Essa mudança, transformou e alterou permanentemente a prática dos profissionais de medicina no país.
“Contudo, a pandemia, apesar de todos os danos que ela trouxe, foi uma grande alavanca para a expansão da saúde digital, porque ela forçou que as pessoas adotassem essa tecnologia e isso naturalmente traz um ganho de escala e de velocidade de adoção”, diz Carlos Pedrotti, gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein em uma entrevista ao Globo.
Em abril deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza a telessaúde no Brasil. Após uma semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a prática, em caráter definitivo. Ou seja, a mudança de postura de médicos e da sociedade em relação ao atendimento remoto à saúde, é consequência direta da pandemia.
Benefícios da Telemedicina
Como podemos observar, a chegada da telemedicina além de trazer inovação e modernidade para a área da saúde, traz praticidade tanto para os pacientes, quanto para os médicos.
Ajuda também, a ampliar o acesso a saúde, reduzir desperdícios e implementar linhas de cuidados. Contribuindo para a otimização do tempo, custos menores, maior segurança e também o aumento da capacidade de serviços.
No entanto, é importante lembrar que há limitações dependentes da situação clínica. Sendo essas situações de extrema urgência e de risco de vida, por exemplo, não podem ser atendidas à distância. Porém, o teleatendimento ajuda nessas situações, ao fazer uma pré-triagem e direcionar o paciente para o atendimento adequado a sua situação.
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Como funciona a Telemedicina dentro do Plano de Saúde?
No seu Plano de Saúde você pode encontrar quais médicos fazem esse tipo de atendimento, em qualquer lugar do Brasil. Lembrando que, essas consultas devem ser realizadas dentro da plataforma digital do seu Plano de Saúde, para que possam ser também controladas.
Como ter atendimento via Telemedicina no Plano de Saúde?
Ao decidir contratar um Plano de Saúde automaticamente você já terá esse benefício fornecido por ele. Para fazer uma cotação de Plano de Saúde, basta falar com um dos nossos Especialistas, clicando no botão abaixo.
Por fim…
Entendemos como a pandemia ajudou na parte da tecnologia na área da medicina, e como essa conexão está gerando benefícios para médicos e pacientes.