Quando as empresas são criadas, muitas delas não são multinacionais, elas crescem e se introduzem no mercado e se internacionalizam. Sendo uma companhia de matriz brasileira, é necessário estar ciente de situações de riscos que podem afetar a empresa.
Por isso, além de atender as demandas do negócio, é preciso também estar atento ao o que é exigido por cada país no que diz respeito às contratações de seguros para as empresas no mercado exterior.
Diante disso, nossa parceira AIG, com grande experiência no mercado internacional dos seguros, oferece aos seus clientes Programas Mundiais de Seguros. Vamos entender melhor como isso funciona?
O que são Programas Mundiais de Seguros?
É um conjunto de apólices que garantem a operação da companhia em diversos países, já que cada país possuí leis e culturas diferentes do Brasil. Sendo um programa de seguros customizado que atende as demandas do país reprodutor e do país de sua subsidiária.
“Nesse ambiente global e dinâmico precisamos lidar com as especificidades de cada região e os impactos nas operações. Quando pensamos em internacionalização, devemos entender quais são as características do país no qual estamos e nos adaptarmos. Há diferenças nas leis de cada país e até no que pode ter mais potencial de sinistro localmente. Nesse contexto, um Programa Mundial de Seguros se mostra uma ferramenta extremamente importante para a proteção dos negócios e para aumentar a credibilidade junto a potenciais investidores”, avalia Vivian Rennó, gerente de Programas Mundiais da AIG no Brasil.
Lembrando, que a estratégia da sua empresa precisa estar ligada aos seguros, já que é uma maneira de proteger o seu negócio de situações inesperadas que possam ocorrer e atrapalhar o bom funcionamento da empresa.
Leia também: Seguro Internacional para Empresas no Exterior
Conheça os modelos de Apólices nos Programas Mundiais de Seguros
Abaixo, confira modelos de apólices que podem ser adotados pelas multinacionais na hora de fechar com o seu corretor e seguradora. Informações fornecida pela Vivian Rennó, gerente de Programas Mundiais da AIG no Brasil, em um artigo postado pela Revista Apólice e também em materiais ricos da AIG:
Apólice Local
Cada país tem autonomia para decidir quais produtos, quando e com qual seguradora contratar. Não há coordenação de Programas de Seguros centralizada. Possuindo indenização local, de acordo com a regulamentação, o pagamento de sinistro é local.
Apólice Global
Uma única apólice com cobertura mundial emitida para a Matriz e para suas subsidiárias. Porém, em casos como o D&O, o executivo não vai ter uma apólice local para fazer pagamento de sinistro daquele país. É uma apólice mais simples e contratada pela matriz.
Apólice do Programa Mundial
Essa modalidade é a combinação dos dois modelos anteriores de apólices. Porém, essa é uma apólice master feita no Brasil e apólices locais nos demais países.
Sendo a negociação, nesse caso, feita apenas com uma seguradora. Sinistros regulados e pagos localmente, contratos com outros seguros que podem ser exigidos que não teriam cobertura em apólices realizadas em outros países.
Qual a importância de um Programa Mundial de Seguro para a sua empresa?
É uma proteção a mais para a sua empresa que deseja atuar no mercado exterior, fazendo com que a estratégia da companhia seja mais eficiente e bem melhor estruturada.
Qual a sua dúvida sobre Programas Mundiais de Seguro?
Manda aqui pra gente, que o nosso CEO Fauaz Cury vai te responder com um vídeo no nosso Instagram, basta clicar aqui e mandar sua dúvida.
Nós da Secury estamos sempre disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar você a encontrar o seguro ideal para você e para a sua empresa.