Seguro de carro novo x Seguro de carro usado

Ao comprar um carro, seja ele novo ou usado, é indispensável a contratação de um seguro para cobrir possíveis sinistros ou outros imprevistos.  

Mas nem todos os seguros têm valor igual.  

Eles podem variar por diversos fatores, principalmente em relação à quilometragem rodada e o tempo de uso do veículo. 

Vamos falar agora sobre as diferenças de um seguro de carro novo e usado, prontos? 

Seguro de carro novo 

O seguro de carro novo a princípio o que muda é o valor do prêmio do seguro.

É o valor pago para a sua contratação, varia de acordo com o valor de mercado do carro. 

Deste modo, o valor do seguro é influenciado pelo preço de reposição das peças, do valor do conserto, da reposição do carro, dentre outros. 

O valor do seguro de carro novo poderá ser mais elevado se levarmos em consideração o seu valor de mercado ou o fato de ser um lançamento. 

Por outro lado, mesmo sendo um carro novo, o prêmio poderá ser reduzido.

Já que a probabilidade deste veículo apresentar defeitos e outros problemas será menor do que um carro usado. 

Além disso, as peças para reposição do carro novo podem ser mais baratas e mais fáceis de encontrar do que as peças do carro usado.

Outro fator que contribui para a redução do valor do seguro de carros novos é a probabilidade de ocorrência de furtos ou roubos.  

Considerando que eles são novidade no mercado e há menos exemplares circulando nas ruas, eles chamarão menos atenção e gerarão menos ocorrências, pelo menos em curto prazo. 

O seguro de carro usado 

Já no Seguro de carro usado a lógica utilizada para a determinação do prêmio do seguro de carro novo é adotada para estabelecer o valor do prêmio do seguro: o preço de venda. 

Somado ao valor de mercado, o que vai ser levado em conta também será o tipo de uso e conservação do veículo, aliado ao preço das suas peças para reposição, eventuais sinistros, etc. 

Para carros que, mesmo fabricados há muitos anos, possuem valor de venda mais elevado ou peças que são mais caras ou mais difíceis de serem encontradas. 

O valor do prêmio será mais alto se comparado com o valor pago para carros novos. 

Em contrapartida, há alguns carros que sofreram poucas variações dos seus modelos mais antigos para os atuais e as suas peças são de fácil acesso, com preços mais baixos e manutenção mais barata.  

Para estes casos, o valor do seguro será menor. 

Veja também: Saiba porque o Seguro Auto ficou mais simples 

Quais as diferenças entre os dois Seguros?

O seguro de carro novo e o seguro de carro usado apresentam, como principal diferença, os valores dos fatores usados como parâmetro para determinação do prêmio, que já falamos acima. 

Para o carro novo que apresenta manutenção e peças mais baratas, o prêmio do seguro contratado será, em consequência, menor.  

Portanto, se o seu valor de mercado e conserto são mais caros, estes fatores onerarão o valor a ser pago pelo contratante do seguro. 

Já o Seguro de carro usado tem a mesma lógica: para aqueles cujas peças são mais baratas e fáceis de encontrar e a manutenção tem custo reduzido, o valor do prêmio será menor.  

Já para os carros que apresentam peças mais caras, de difícil acesso no mercado automobilístico e com grandes alterações de modelos ao longo dos anos, o valor será mais alto. 

Quais os fatores que influenciam no preço do seguro? 

Para cotação dos valores dos seguros de automóveis, as seguradoras levam em consideração os seguintes fatores básicos: 

  • Perfil de cliente 

As principais informações sobre o cliente, como idade, sexo e estado civil são utilizadas como parâmetro para avaliação deste fator.  

As mulheres e pessoas acima de 60 anos, por exemplo, costumam pagar menos do que homens e pessoas mais jovens, com idade até 25 anos. 

Além disso, é verificado também se o condutor do veículo já se envolveu em sinistros anteriores.  

Para aqueles que têm um passado “limpo” em acidentes e ocorrências de trânsito, o seguro pode ter valor reduzido. 

  • Modos de uso e de conservação 

As seguradoras verificam como o carro é usado no dia a dia do segurado.  

Um dos quesitos analisados é o local onde o veículo permanece estacionado, se fica na rua ou se dispõe de estacionamento durante a maior parte do tempo. 

É verificado, ainda, quem são os possíveis condutores do veículo.  

É muito comum, por exemplo, que o proprietário do carro nomeie no seguro seus filhos ou seu cônjuge como condutores suplementares. 

  • Região de circulação 

Este quesito considera os percursos pelos quais o veículo será conduzido normalmente, bem como os locais em que ficará estacionado. 

Se passar, todos os dias, por uma região onde há maior índice de acidentes de trânsito ou se permanecer estacionado em ruas com muitas ocorrências de furtos ou roubos. 

Isso afetará o valor do seguro do automóvel mais elevado. 

  • O veículo 

Além da situação de conservação do veículo e o valor de mercado do carro, que tratamos anteriormente.

As seguradoras também verificam alguns dados estatísticos e comerciais. 

São analisados os valores das peças do automóvel, a probabilidade de roubos e furtos para aquele modelo específico e as condições do seu sistema de segurança, como: alarmes, rastreadores, travas, etc. 

Tipos de cobertura 

Essa resposta vai depender do seu carro, o valor e os serviços que terão no seu seguro vão depender das demais informações que falamos acima. 

Todo o valor está dependendo dos tipos de cobertura contratadas pelo segurado.  

Mais coberturas, importarão em aumento do valor do seguro e vice-versa.  

É o caso do carro extra, que possibilita ao segurado a utilização de um carro reserva coberto pelo seguro para o período em que seu carro estiver em conserto. 

Confira algumas coberturas do Seguro  de Carro 

O Seguro de Carro Auto oferece coberturas básicas e adicionais para atender as suas necessidades. Conheça algumas opções para proteger o seu veículo: 

Coberturas Básicas do Seguro

Essas são opções essenciais disponibilizadas para o segurado 

  • Compreensiva: traz um pacote completo de proteção para quem contrata, com indenização parcial ou integral em caso de roubo, furto, incêndio, colisão e alagamento 
  • Danos a terceiros: caso o segurado se envolva em algum acidente, cobre os prejuízos ocasionados a terceiros 
  • Acidentes de passageiros: oferece cobertura aos passageiros do veículo do segurado caso sofram danos corporais em um acidente 
  • Incêndio, roubo e furto: reembolsa de forma parcial ou integral as despesas ou perdas que o segurado tiver em função de sinistro como, furto, roubo ou incêndio 
  • Assistência 24 horas: disponibiliza de assistência gratuita para envio de um técnico em casos de problemas elétricos ou mecânicos, por exemplo. 

Coberturas adicionais Seguro

Nessa modalidade, o segurado pode contratar coberturas para além dos serviços básicos, conforme suas necessidades. 

  • Proteção aos vidros: garante o reparo ou a troca de todos os vidros, retrovisores, faróis e lanternas do veículo se sofrem dano 
  • Carro reserva ou crédito: caso o segurado não possa utilizar seu próprio veículo, concede o direito de locar outro automóvel ou obter crédito para utilizar em aplicativos de transporte 
  • Higienização pós-alagamento: garante a limpeza do automóvel caso ele enfrente uma inundação, alagamento ou enchente. 

Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de seguro de veículos existentes no mercado, fica mais fácil analisar as propostas de seguro de carro novo e seguro de carro usado.  

Seja qual for o seu caso, é essencial realizar pesquisas e comparar todos os detalhes e valores.  

Fale com um especialista da Secury para descobrir qual perfil será o seu Seguro Auto ideal para você.  

Fonte: Porto Seguro

Saiba como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários.

O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários atua em prol dos médicos veterinários e clínicas, protegendo o segurado contra reclamações pelos serviços prestados aos pets.  

Oferece amparo em ações judiciais e com os custos de defesa, cobrindo perdas relacionadas a qualquer contestação de “terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais”. (Porto Seguro).  

É um tipo de seguro que repara o dano que um médico veterinário ou empresa (no caso clínica veterinária) causa a outra cobrindo erros e omissões da sua equipe.  

Diariamente, as clínicas veterinárias recebem animais de estimação para realizar procedimentos. 

Consultas, cirurgias, atendimentos de emergência, fisioterapias… inúmeras são as atividades desenvolvidas nas clínicas e que exigem total atenção dos médicos veterinários.  

Confira as novas regras do Seguro de Responsabilidade Civil 

No entanto, a alta demanda de serviços expõe os profissionais e as empresas ao erro, o que pode acarretar prejuízos a reputação e significativas perdas financeiras.   

Por isso o seguro de Responsabilidade Civil é ideal para a proteção do seu negócio.  

Crescimento do mercado exige cuidados redobrados com animais de estimação e motiva a busca pelo Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários 

Os animais de estimação ganharam espaço nos lares e corações de muitas famílias.   

Motivados por essa nova realidade, o mercado de pet shops e clínicas veterinárias cresceu no Brasil e gerou novas demandas e responsabilidades aos profissionais da área.   

Em meio à pandemia da Covid-19, muitos brasileiros buscaram nos animais uma companhia enquanto passavam mais tempo em casa devido às medidas de combate ao coronavírus 

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), houve aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros durante o isolamento social.    

O levantamento ainda indica que os tutores começaram a cuidar melhor dos animais e frequentar mais os veterinários. 

Fortalecimento dos laços com os animais aumenta o cuidado dos seus donos

O percentual de tutores que enxergam os animais como filhos ou membros da família aumentou. 

Mostrando que o período também foi relevante para fortalecer os laços entre aqueles que permaneceram com seus animais.  

Também diminuiu o percentual de pessoas que enxergam os animais apenas como um bicho de estimação. 

A maioria dos tutores de cães levaram os animais a alguma consulta veterinária durante a pandemia, sendo a maioria para prevenção ou aplicação de vacinas. 

Por isso, o seguro RC Veterinário tornou-se a escolha perfeita para quem cuida dos pets.  

Quem pode contratar o Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários?  

O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários pode ser contratado por médicos veterinários que atuam de forma autônoma ou em clínicas e pet shops.  

Sendo eles: 

  • Veterinário 
  • Clínica Veterinária 
  • Hospital Veterinário 

Em suma, o seguro de responsabilidade civil para veterinário custeia diversas despesas relacionadas a processos movidos por clientes e reduz o impacto financeiro do segurado. 

Seja ele o veterinário ou a clínica ou hospital que trabalha os profissionais. 

Quais as coberturas básicas do Seguro de responsabilidade Civil para Veterinários?  

  • Falha Profissional: A Seguradora pagará as Perdas, incluindo os Custos de Defesa, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado por qualquer Ato Danoso cometido pelo Segurado 
  • Custos de Defesa: Refere-se a todos os custos processuais, honorários de advogado, perito, e assistentes técnicos, referente a recursos e despesas inerentes ao processo nas esferas civil, administrativa e arbitral, em relação a defesa e solução de qualquer Reclamação, sempre que relacionado a um risco coberto 
  • Dano Moral: Cobre as despesas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais 
  • Custos de comparecimento ao tribunal: Reembolsa as despesas, considerando as tarifas para cada dia que for preciso comparecer a julgamento 
  • Custos de restituição de imagem: Cobre os custos de restituição da imagem do segurado em consequência de uma reclamação 
  • Entre outras coberturas 

Outras extensões de coberturas no Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários:

  • Responsabilidade Solidária: A Seguradora pagará as Perdas, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado baseada em responsabilidade conjunta de qualquer Atos Danosos cometido por qualquer empregado independente, ou subcontratado ou pessoa contratada para a prestação de um serviço, que possua um contrato assinado com o Segurado ou uma Subsidiárias, e que preste serviços sob a direção e supervisão do Segurado ou uma Subsidiária. 
  • Difamação, Calúnia e Injúria: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre difamação, calúnia ou injúria feita involuntariamente pelo segurado durante a atividade profissional.
  • Propriedade Intelectual: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre violação não intencional de direito de propriedade intelectual, exceto patentes e segredos comerciais cometidos pelo segurado durante a atividade profissional.
  • Extravio, roubo ou furto de documentos: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação por danos a documentos de terceiros, dos quais o segurado seja legalmente responsável e que tenham sido destruídos, danificados, perdidos, alterados, roubados eliminados ou extraviados durante o período de vigência da apólice em consequência da prestação ou falta de prestação dos serviços profissionais.
  • Ato desonesto de empregados: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado, a respeito de conduta de má-fé de algum empregado em sua atividade profissional.
  • Novas Subsidiárias: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado a respeito de conduta de má-fé de um empregado durante as atividades profissionais.

Na hora de escolher a apólice que melhor atende seu negócio, lembre-se de falar com um especialista Secury, estamos aqui para te ajudar a proteger a sua empresa.  

Fonte: Blog da Poolseg, Revista Galileu, Cães e Gatos

Plano Odontológico. Saiba como cuidar da sua Saúde Bucal

O plano odontológico garante os tratamentos dentários considerados básicos

Os tratamentos básicos são: limpeza, tratamento de cáries, remoção de tártaro e tratamento de canal. 

A saúde bucal entende a importância que a região da boca tem para o nosso organismo, o nosso bem-estar e, em especial, a nossa qualidade de vida. 

Qual a importância de um plano odontológico para sua saúde? 

Sabemos que o nosso sorriso faz bem à saúde e mantém nossa autoestima, além de promove o bem estar do corpo e da mente. 

Em meio às nossas atividades diárias, trabalho, família e lazer, manter a saúde em dia deve ser considerada parte fundamental das nossas vidas, afinal quando nosso corpo, mente e sorriso estão bem, todo o restante flui com muito mais equilíbrio e facilidade. 

A importância de ter um plano odontológico inclui os cuidados necessários com a nossa saúde bucal.

Onde podemos ter o acompanhamento de um profissional que ajudará a mantermos uma rotina de limpeza e cuidados necessários. 

Leia também: Plano Odontológico. Saiba a importância para a sua saúde. 

O que os planos odontológicos são obrigados a cobrir? 

A  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mantém um rol de procedimentos odontológicos mínimos que os planos devem cobrir. Esse Rol cobre a maioria das necessidades de tratamento: 

  • Urgências 24h 
  • Consulta inicial a um dentista da rede, para avaliação 
  • Restaurações e tratamento de cáries 
  • Tratamento de Criança  
  • Aplicação de flúor 
  • Remoção de tártaro 
  • Profilaxia: polimento coronário 
  • Tratamento de Canal  
  • Colagem de fragmentos 
  • Periodontia (tratamento e cirurgia da gengiva) 

Além dos procedimentos cobertos pelo Rol, conforme listagem acima, você também tem à disposição uma série de opções de planos com coberturas adicionais como:  

  • tratamento ortodôntico,  
  • próteses completas  
  • procedimentos estéticos.  

Por isso, é importante analisar e buscar o plano que melhor atende a sua necessidade. 

O que é Saúde Bucal?

A saúde bucal não se trata apenas de escovar os dentes após as refeições.

A boca interage com outras partes do corpo e é a porta de entrada para os alimentos que irão nutrir nosso organismo. 

Uma boca saudável vai além de dentes limpos, brancos e sem cáries. É preciso cuidar da gengiva, língua e bochechas, em conjunto com uma alimentação saudável. 

Problemas mais comuns que você pode resolver tendo um plano odontológico

Listamos abaixo alguns dos problemas mais comuns: 

  • cáries; 
  • placa bacteriana; 
  • gengivite; 
  • periodontite; 
  • halitose; 
  • sensibilidade; 
  • lesões bucais. 

Quando não tratados, esses problemas comuns podem evoluir para algo mais grave, como doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes e até câncer. 

Como melhorar sua saúde bucal? 

Para que sua saúde bucal fique em dia é preciso manter algumas rotinas e cuidados como: 

  • Escovar os dentes antes de dormir e após as refeições 

Quando dormimos, a produção de saliva diminui e há o aumento na proliferação de bactérias na boca.  

  • Escolher os materiais corretos para a escovação 

Lembre-se de perguntar ao seu dentista qual escova, creme dental e fio dental melhor para usar na sua rotina de limpeza bucal. 

  • Escovar a língua 

A língua, a gengiva e as bochechas também devem ser escovadas para a retirada de acúmulos de resíduos e assim evitar a proliferação de bactérias. 

  • Cuidar da gengiva 

Uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia é um cuidado importante com a sua gengiva.  

  • Ter uma alimentação saudável 

Uma alimentação saudável rica em frutas e vegetais é uma ótima maneira de preservar a saúde da sua boca, evitando o consumo excessivo de açúcar. 

  • Visitar o dentista 

Visite seu dentista para uma boa limpeza a cada 6 meses, com o intuito de remover placas e tártaros e para acompanhar a sua saúde bucal. 

Agora que você já sabe melhor como o plano odontológico funciona e como você pode melhorar a sua saúde bucal, fique atento para qual plano atende melhor suas necessidades falando com um especialista Secury. 

Fonte: MetLifeUnimed 

Prazos e direitos no Plano de Saúde

Você sabe que ao fazer o seu plano de saúde você tem um período de carência e que logo após o seu termino você pode começar a utilizar as coberturas, certo?

Mas o que muitas pessoas não sabem é que os atendimentos devem ocorrer dentro do prazo determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

No momento que você for marcar o seu médico dentro do prazo de atendimento e o plano não autorizar, ele deve te informar imediatamente o porquê do não atendimento.

Confira se o seu médico está dentro da cobertura do seu plano. 

Quais são os prazos de atendimentos para consultas e outros procedimentos? 

Para garantir o acesso a todas as coberturas às quais você contratou em tempo oportuno, a Agência Nacional de Saúde Suplementar estabeleceu prazos máximos para a realização de consultas, exames e cirurgias. 

Dessa forma, após o período de carência e de acordo com a segmentação do seu plano.

Você pode exigir da sua operadora que os atendimentos ocorram dentro dos seguintes limites: 

  • Atendimento de urgência e emergência: imediato; 
  • Exames de análises clínicas: 03 dias; 
  • Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) e consulta odontológica: 07 dias; 
  • Serviços de diagnóstico/terapia em regime ambulatorial e consulta com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta: 10 dias; 
  • Consulta nas demais especialidades médicas: 14 dias; 
  • Procedimentos de alta complexidade e internação eletiva (agendada): 21 dias; 
  • Consulta de retorno: a critério do responsável pelo atendimento. 

Importante lembrar que esses prazos valem somente para profissionais ou estabelecimentos da rede conveniada ao plano de saúde.  

Caso você prefira ser atendido fora dessa rede, será necessário aguardar a disponibilidade de agenda do prestador específico. 

Leia também: Saiba o que passa a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde e  também:Por que o reajuste dos planos de saúde será negativo? 

O que fazer quando não conseguimos o atendimento dentro do prazo? 

Á partir do momento em que você tentar marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto em lei.

Entre em contato com a operadora do seu plano de saúde para obter uma alternativa para o atendimento solicitado. 

Entrando em contato com a operadora, lembre-se de anotar o número de protocolo e a data que o mesmo foi aberto para que assim você tenha como comprovante de sua solicitação. 

Em última hipótese, considerando as opções apresentadas, se você for obrigado a pagar pelo serviço ou procedimento.

A operadora deverá ressarcir os gastos em até 30 dias, contados a partir da data da solicitação de reembolso.  

A menos que sua apólice tenha a opção de acesso à livre escolha de prestadores, daí, a devolução será efetuada nos prazos estabelecidos contratualmente. 

Entenda as coberturas do Plano de Saúde…

Ao contratar um plano de saúde, seja para você e sua família ou para os funcionários da sua empresa. 

É importante escolher a segmentação assistencial que melhor atenda às necessidades de quem utilizará o convênio. 

A segmentação determina justamente quais atendimentos e serviços a operadora será minimamente obrigada a oferecer. Deste modo, um plano de saúde pode ser: 

  • Ambulatorial 
  • Hospitalar sem obstetrícia 
  • Hospitalar com obstetrícia 
  • Exclusivamente Odontológico 
  • Referência 
  • Ambulatorial + Odontológico 
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia 
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia 
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico 
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico 
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico 
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico 

Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória descrita no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e revisado a cada dois anos.  

Essas determinações valem para todos os contratos fechados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9656/98. 

Sabendo de todas em informações, fique sempre atento no momento da contratação do Plano de Saúde.

É preciso verificar se no contrato há a possibilidade de carência para algum procedimento.  

Carência é o período previsto em contrato que define o tempo entre a adesão ao serviço até a efetiva possibilidade de uso de todos os serviços contratados.  

O prazo de carência no plano é definido por lei e as regras são definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

Para mais informações sobre qual Plano de Saúde melhor supri suas necessidades, fale com um especialista Secury, tire suas dúvidas. Estamos a disposição para melhor atendê-lo. 

Fonte: BarelaANS