4 cuidados para você ter com a Embreagem do seu carro

Sabia que a embreagem é um dos componentes mais importantes do seu carro? Pois é, o famoso pedal esquerdo é de extrema importância para o bom funcionamento dos carros manuais. A embreagem tem a função de acoplar o motor ao câmbio, isso garante a transferência de uma troca de marcha mais precisa e suave. 

Além de aumentar o tempo de vida da peça, seu bom uso vai proporcionar um arranque sem trepidações, amortecer as vibrações do motor e ainda deixá-lo girando enquanto o carro está parado, isso faz com que evite que o carro “morra”. 

Vamos entender quais são os quatro cuidados que você deve ter com a embreagem do seu carro! 

1- Evitar engrenar o carro com a embreagem enquanto estiver parado 

Essa prática pode até agilizar na hora da arrancada, mas com o tempo essa prática prejudica a performance da peça. A prática recomendada é deixar o carro em ponto morto e sem apertar o pedal esquerdo.  

Já em caso de parada em ladeiras, a recomendação é: invés de ficar com o pé no acelerador a embreagem, use o freio de mão. Além de ser mais seguro, é também bem mais econômico. 

2- Usar o pedal da embreagem para descansar o pé 

NEM PENSAR! Isso não deve ser feito. Muitos motoristas costumam deixar o pé descansando no pedal. Com isso, o platô fica afastado do disco, causando o lixamento que pode gerar um superaquecimento do sistema e comprometer outros componentes do seu carro. 

Leia também: Confira as dicas de como economizar no seu Seguro Auto

3- Altas velocidades com marchas baixas não combinam 

Essa prática vai sobrecarregar o disco e inutilizar por completo toda a embreagem, isso acontece independentemente da quantidade de quilômetros rodados. Lembre-se de fazer a condução do veículo de forma correta. 

4- Respeite o tempo limite de troca da peça 

Quanto mais tempo de uso, mais desgaste o conjunto de embreagem sofre. Por isso, ao atingir os 40 quilômetros, geralmente a mola do disco já perdeu de 20% a 30% da sua flexibilidade.  

Para deixar o seu carro ainda mais seguro, que tal contratar um Seguro Auto? 

O Seguro Auto protege o seu veículo em caso de acidentes, furto ou incêndio, além da assistência 24 horas, que pode ser contratada para veículos com até 25 anos. 

Você pode escolher o seu Seguro Auto com um Especialista Secury, nós temos uma parceria com a Liberty Seguros e a mesma possuí algumas opções de Seguro Auto, confira abaixo:  

Seguro Auto Perfil   

É um seguro flexível, onde você adapta todas as coberturas de acordo com suas necessidades e hábitos com o carro.   

Nesse primeiro plano você pode escolher um pacote que melhor atende as suas necessidades. Podendo adicionar serviços personalizados ao seu Seguro.   

Já contém nesse Seguro:   

  • Cobertura para Colisão, Incêndio, Roubo ou Furto.   
  • Cobertura de danos materiais e corporais causados a outras pessoas ou empresas.   

Seguro Auto Consciente   

É um seguro para quem se preocupa com os outros (terceiros), mas não abre mão de um preço acessível.   

Sendo um Seguro que já inclui a cobertura de danos materiais e corporais causados a outras pessoas ou empresas (Responsabilidade Civil Facultativa).   

Seguro Auto Exclusivo   

É para proprietários de veículos de alto padrão que desejam coberturas completas e atendimento personalizado. Feito para quem quer um serviço mais completo.   

Se identificou com algumas dessas modalidades do Seguro Auto?  

Fale com um especialista Secury e tire suas dúvidas e faça seu Seguro Auto com a gente.