Entenda: O que é e quais são os tipos de Consórcio

O consórcio traz diversas dúvidas para as pessoas, por isso hoje vamos trazer informações sobre esse assunto 

Muitas dúvidas existem sobre como funciona um consórcio, saber sobre quais são as taxas cobradas, se vale a pena ter um consórcio, entre outras.

Por isso, vamos destrinchar as informações certas para que você saiba como utilizar essa poderosa ferramenta, para que assim possa conquistar o bem que deseja sem gastar muito. 

Além disso, é o desejo de muitas pessoas não depender do transporte público, ter sua casa própria e não pagar mais aluguel ou aquele automóvel que você sempre sonhou, não é mesmo?

Embora pareça impossível conquistá-los, saiba que não é. Sendo assim, hoje vamos falar tudo em relação ao consórcio de forma geral . Vamos começar? 

O que é o Consórcio? 

O consórcio é uma modalidade de aquisição, e uma forma de comprar colaborativa que conecta pessoas interessadas em conquistar sonhos, ajudando a realizá-los. 

Sendo assim, no consórcio, basicamente, você paga o banco antes de comprar o bem e tem o dinheiro para comprar à vista. Lembrando que o Banco Central é o órgão que fiscaliza as administradoras de consórcio, possuindo total autoridade em normalizar e fiscalizar as empresas desse setor, resguardando os interesses do grupo de consorciados. 

Há uma extensa variedade de tipos de consórcio e alguns exemplos são os de imóveis, automóveis, veículos pesados e máquinas agrícolas. Além disso, pode-se fazer um consórcio para pagar viagens, formaturas, cirurgias plásticas, cursos de graduação e pós-graduação.

Para que o consórcio funcione, é necessário contar com uma administradora, pois é ela que vai formar grupos de pessoas com o mesmo interesse. Esse objetivo em comum pode ser a compra de bens imóveis, móveis ou até a contratação de serviços diversos. 

Sendo assim, lembre-se que antes de adquirir a cota, você deve verificar se a empresa com quem você vai fazer o consórcio realmente é credenciada no Banco Central. 

O que é um Grupo de Consórcio? 

Um grupo de consórcio é uma associação formada por pessoas físicas ou jurídicas que se unem para fins específicos, geralmente para comprar um bem ou serviço em comum.  

Os consorciados se comprometem a pagar uma determinada quantia mensal (chamada de cota), que será usada para adquirir o bem ou serviço escolhido pelo grupo ao final do prazo estipulado. 

Quem pode fazer um Consórcio? 

Para participar de um consórcio é preciso ter no mínimo 18 anos. Esse é o principal requisito necessário ao fazer um contrato entre duas pessoas. Logo depois, basta pesquisar muito para encontrar um serviço que atenda a todas as necessidades e expectativas do interessado. 

Conheça os tipos de Consórcio 

Com a popularidade desse modelo de compra, surgiram diversos tipos de consórcio. A Secury tem uma grande parceria com a Seguradora Porto, que possui grande experiência em consórcios. Confira alguns dos seus principais consórcios abaixo: 

Consórcio de Imóveis 

Com o consórcio de imóveis, você pode adquirir casa ou apartamento, comprar imóveis comerciais, reformar, construir ou comprar um terreno com prestações sem juros e totalmente acessível.

Além do sorteio mensal, é possível ofertar lances, inclusive, utilizando o seu FGTS, de modo a ampliar as chances de ser contemplado. Assim, você conseguirá conquistar o seu imóvel próprio com parcelas que cabem no bolso e até 200 meses para pagar. 

Consórcio de veículos 

Você pode comprar seu carro novo ou usado de uma forma segura e sem pagar juros, desfrutando de planos de até 80 meses com taxas muito especiais para fazer um consórcio. 

Comprar ou trocar de veículo por meio dessa forma é um jeito inteligente de aplicar seu dinheiro e assegurar a aquisição do bem. É só escolher as parcelas e o valor do crédito que deseja pagar, podendo ser contemplado a partir de sorteio ou de lances mensais. 

Consórcio de Veículos Pesados e Máquinas Agrícolas 

Com esse consórcio, é possível fazer a aquisição ou renovação da sua frota de ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, implementos rodoviários e tratores. Isso acontece de modo programado com até 120 meses para pagar.  

Expandir sua frota atual ou comprar uma nova é uma ótima alternativa se quiser dar o próximo passo no seu negócio. Ainda dá para usar até 30% do seu crédito para pagar o lance. 

Consórcio Sustentável de Placa Solar 

A tecnologia das placas solares é um grande investimento para os imóveis. Além de contribuir com o meio ambiente e promover uma redução significativa na conta de energia elétrica, valoriza a casa ou empresa.

Com esse consórcio é possível planejar a compra de placas solares sem prejudicar o seu orçamento, tornando sua casa sustentável, garantindo economia na sua conta e usando energia limpa todos os dias. 

Por fim… 

Estar bem informado sobre o que você deseja é a primeira coisa a se fazer, a segunda é falar com um Especialista Secury para saber mais sobre como contratar o Consórcio da Porto. 

 

Fonte: Porto, E.xame