A inclusão de novas patologias na lista do Ministério da Saúde reflete a preocupação das autoridades de saúde com o crescente aumento e seus impactos mentais e emocionais ao trabalhador no ambiente de trabalho, algo cada vez mais crucial diante dos desafios contemporâneos.
Portanto é imprescindível ter um novo olhar para jornadas exaustivas, assédio moral, sobrecarga de tarefa, ambiente inadequado, entre outros, para evitar o adoecimento e esgotamento do trabalhador.
Nesta nova lista incluem 165 novas patologias, passando de 182 para 347 doenças relacionadas ao trabalho, incluindo covid-19, doenças de saúde mental, distúrbios musculoesqueléticos e alguns tipos de cânceres.
Importante ressaltar que atestados e afastamentos não têm relação direta com a lista, porque devem ser avaliados individualmente, de acordo com o tipo de trabalho executado para serem efetivamente caracterizadas como doenças ocupacionais.
“Quando um trabalhador é afastado do serviço por causa de uma doença relacionada ao trabalho, ele passa a ter o direito de receber o auxílio-doença acidentário”, afirma o advogado Martins, sócio da Granadeiro Guimarães Advogados, em entrevista ao G1.
“Por isso, o primeiro passo é identificar se a doença tem origem laboral, direta ou indiretamente. Se tiver relação, a empresa precisa emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e aí consegue essa modalidade de auxílio-doença com estabilidade”, explica Martins
Com este benefício de auxílio-doença acidentário, o trabalhador garante estabilidade por 12 meses após receber alta médica, ficando assim protegido contra demissões sem justa causa.
Conheça algumas das novas patologias
- Covid-19
- Síndrome de burnout
- Abuso de drogas
- Transtornos mentais
- Distúrbios musculoesqueléticos
O que é doença do trabalho e como comprová-la
Doença do trabalho, também conhecida como doença ocupacional, é aquela que tem sua origem nas atividades desempenhadas no ambiente de trabalho.
Podem ser causadas por exposição a agentes nocivos no ambiente laboral, como substâncias químicas, físicas, biológicas, ou mesmo por fatores psicossociais, como estresse e pressões psicológicas relacionadas ao trabalho.
A comprovação pode ser um pouco trabalhosa, exigindo um exame clínico, exames complementares, estudo do local de trabalho, depoimentos de outros funcionários, riscos identificados no ambiente de trabalho, laudos médicos, uso de medicação, entre outros.
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Conclusão
Portanto, a conscientização, prevenção e tratamento das doenças do trabalho são aspectos fundamentais para promover ambientes de trabalho saudáveis e sustentáveis, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as organizações e a sociedade como um todo.
Com isso podemos perceber a importância de ter um Plano de Saúde. Sabemos que muitos não conseguem ter um Plano 100% completo, pensando nisso as operadoras de saúde implementam uma nova modalidade no mercado, o Telemedicina.
Mas o que é o Telemedicina?
O Telemedicina é uma modalidade de prestação de serviços de saúde à distância, fazendo uso de tecnologias como telefone, chat, aplicativo de conferência entre outros.
Essa abordagem permite a realização de atendimentos de saúde de forma remota, proporcionando maior acessibilidade e conveniência para os pacientes, além de facilitar a comunicação entre profissionais de saúde
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Fonte: G1, CNN Brasil