Previdência Privada: Por que investir?

Seguros com planos para a Previdência Privada têm atraído a atenção de investidores nos últimos anos, esse movimento não é por acaso. Vantagens tributárias, flexibilidade e segurança são apenas algumas das razões pelas quais essa modalidade de investimento está em ascensão no mercado. 

Em dados divulgado pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) mostram um aumento de 2,9% nos investimentos em Previdência Privada no primeiro semestre de 2023, comparado, ao mesmo período, no ano anterior. 

Além disto, não importa quanto tempo falta para sua aposentadoria, é bem provável que você deseje uma renda complementar para manter o seu estilo de vida. Portanto, é segurança iniciar a construção da sua própria segurança financeira para a longevidade, e quanto mais cedo, melhor é! 

Lembrando que vivemos em um cenário econômico desafiador, por isso investir em Previdência Privada pode representar uma das opções mais sólidas, que garantirá a sua e a proteção financeira da sua família. 

Vamos continuar na leitura do artigo para que você tenha mais informações adicionais! 

Mas vamos lá, o que é Previdência Privada? 

A Previdência Privada funciona de maneira semelhante a um fundo de investimento, sendo utilizada principalmente para atingir metas de médio e longo prazo, como financiar a educação dos filhos, adquirir um imóvel ou complementar a aposentadoria. 

Nesse tipo de investimento, você constrói um patrimônio ao longo de um período, geralmente a longo prazo, e posteriormente pode resgatar o montante investido com os ganhos ao escolher (seja para a retirada, uma viagem, aquisição de um ativo, etc.). 

Os fundos de Previdência Privada são bem distintos, pois atendem a diferentes objetivos e perfis de investidores, podendo ser compostos por vários tipos de ativos, desde renda fixa, como debêntures e CDBs, até renda variável, como ações ou investimentos no exterior. 

Na prática, o investidor aloca uma quantia periodicamente no fundo, que conta com um gestor, responsável por escolher, comprar e vender ativos para o investidor. 

A gestão dos fundos é feita por instituições financeiras e os planos estão sempre vinculados a uma seguradora, sendo regulados e fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Conheça os dois tipos de Previdência Privada: PGBL X VGBL 

Essas siglas surgem quando o banco oferece um Plano de Previdência. Sendo elas os tipos de previdência privada. Entenda o que cada uma delas significa abaixo: 

  • PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres); 
  • VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). 

O primeiro plano PGBL, é indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda completa. Já que o valor depositado todos os meses nesse tipo de plano pode ser deduzido e, por isso, é possível aumentar a restituição no Imposto de Renda. Em outras palavras, o consumidor recebe de volta o dinheiro que usou para pagar o seu imposto ao longo do ano.  

Já o plano VGBL, é sugerido para as pessoas que não declara Imposto de Renda ou faz a declaração simplificada. Sua vantagem é que, no momento do resgate, o desconto do Imposto de Renda só é feito sobre os rendimentos. Significa que, o valor depositado como contribuições fica livre desse desconto. 

Esses dois tipos de planos são regulados pela Susep e podem ser contratados nas mesmas instituições. Porém, outra opção que você pode escolher investir em um fundo de Previdência Privada é o regime de tributação, devendo seguir as tabelas regressiva e progressiva. 

Conheça as tabelas: 

  • Tabela Progressiva: é baseada na tabela de Imposto de Renda e varia conforme a sua renda total, ou seja, quanto maior o valor, maior será o percentual do tributo. Sendo ideal para quem pretende resgatar em menos tempo ou tem renda de valores menores; 
  • Tabela Regressiva: é ideal para quem tem o objetivo de investir em longo prazo. Nela, quanto maior for o tempo do investimento, menos impostos você vai pagar. Podendo chegar a 10% nos investimentos mantidos por mais de dez anos, por exemplo. 

Quanto devemos investir em Previdência Privada? 

O valor destinado ao seu plano de previdência privada vai depender de alguns fatores: 

  • sua renda mensal; 
  • seus gastos fixos e variáveis; 
  • seu objetivo com o plano de Previdência Privada; 
  • no caso da aposentadoria, o patamar de qualidade de vida que você deseja manter. 

Se o seu objetivo é realizar uma viagem, por exemplo, talvez tenha que poupar menos todo mês do que se fosse comprar uma casa. 

No geral, é importante fazer um bom planejamento financeiro para destinar uma parcela fixa do que você recebe todo o mês, comprometendo-se a esse objetivo. 

Leia também: PMEs: Confira como os seguros podem ajudar o seu negócio

Como investir em Previdência Privada? 

Você pode investir em Previdência Privada contratando um plano online de uma seguradora ou instituição financeira. 

Na Secury temos uma parceria com a Seguradora Icatu Seguros, que tem ótimos Planos de Previdência Privada. 

A dica da Icatu para saber como investir na previdência é simples, basta seguir um passo a passo, confira: 

  1. entenda seu perfil de investidor e tenha seus objetivos claros em mente, além do valor que consegue destinar por mês; 
  2. acesse o site da Secury e clique no botão fale com um Especialista; 
  3. solicite alguns exemplos de planos de previdência privada para diferentes objetivos; 
  4. peça uma simulação de alguns planos oferecidos, que seja ideal para a sua necessidade 
  5. agora é aguardar o retorno do Especialista, que voltará com o plano ideal para o seu perfil. 

Investir em Previdência Privada vale a pena? 

Acreditamos que neste conteúdo já deu para perceber a importância de investir em Previdência Privada. 

Geralmente, temos mais de um objetivo que exige recursos financeiros, portanto, a Previdência Privada também pode ser combinada com outros tipos de investimentos para atender suas necessidades. 

No entanto, é possível dizer que a Previdência Privada é uma excelente opção para realizar sonhos de longo prazo. Fale com um Especialista Secury e solicite uma cotação! 

 

Fonte: Icatu Seguros