O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários atua em prol dos médicos veterinários e clínicas, protegendo o segurado contra reclamações pelos serviços prestados aos pets.
Oferece amparo em ações judiciais e com os custos de defesa, cobrindo perdas relacionadas a qualquer contestação de “terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais”. (Porto Seguro).
É um tipo de seguro que repara o dano que um médico veterinário ou empresa (no caso clínica veterinária) causa a outra cobrindo erros e omissões da sua equipe.
Diariamente, as clínicas veterinárias recebem animais de estimação para realizar procedimentos.
Consultas, cirurgias, atendimentos de emergência, fisioterapias… inúmeras são as atividades desenvolvidas nas clínicas e que exigem total atenção dos médicos veterinários.
Confira as novas regras do Seguro de Responsabilidade Civil
No entanto, a alta demanda de serviços expõe os profissionais e as empresas ao erro, o que pode acarretar prejuízos a reputação e significativas perdas financeiras.
Por isso o seguro de Responsabilidade Civil é ideal para a proteção do seu negócio.
Crescimento do mercado exige cuidados redobrados com animais de estimação e motiva a busca pelo Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários
Os animais de estimação ganharam espaço nos lares e corações de muitas famílias.
Motivados por essa nova realidade, o mercado de pet shops e clínicas veterinárias cresceu no Brasil e gerou novas demandas e responsabilidades aos profissionais da área.
Em meio à pandemia da Covid-19, muitos brasileiros buscaram nos animais uma companhia enquanto passavam mais tempo em casa devido às medidas de combate ao coronavírus.
De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), houve aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros durante o isolamento social.
O levantamento ainda indica que os tutores começaram a cuidar melhor dos animais e frequentar mais os veterinários.
Fortalecimento dos laços com os animais aumenta o cuidado dos seus donos
O percentual de tutores que enxergam os animais como filhos ou membros da família aumentou.
Mostrando que o período também foi relevante para fortalecer os laços entre aqueles que permaneceram com seus animais.
Também diminuiu o percentual de pessoas que enxergam os animais apenas como um bicho de estimação.
A maioria dos tutores de cães levaram os animais a alguma consulta veterinária durante a pandemia, sendo a maioria para prevenção ou aplicação de vacinas.
Por isso, o seguro RC Veterinário tornou-se a escolha perfeita para quem cuida dos pets.
Quem pode contratar o Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários?
O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários pode ser contratado por médicos veterinários que atuam de forma autônoma ou em clínicas e pet shops.
Sendo eles:
- Veterinário
- Clínica Veterinária
- Hospital Veterinário
Em suma, o seguro de responsabilidade civil para veterinário custeia diversas despesas relacionadas a processos movidos por clientes e reduz o impacto financeiro do segurado.
Seja ele o veterinário ou a clínica ou hospital que trabalha os profissionais.
Quais as coberturas básicas do Seguro de responsabilidade Civil para Veterinários?
- Falha Profissional: A Seguradora pagará as Perdas, incluindo os Custos de Defesa, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado por qualquer Ato Danoso cometido pelo Segurado
- Custos de Defesa: Refere-se a todos os custos processuais, honorários de advogado, perito, e assistentes técnicos, referente a recursos e despesas inerentes ao processo nas esferas civil, administrativa e arbitral, em relação a defesa e solução de qualquer Reclamação, sempre que relacionado a um risco coberto
- Dano Moral: Cobre as despesas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais
- Custos de comparecimento ao tribunal: Reembolsa as despesas, considerando as tarifas para cada dia que for preciso comparecer a julgamento
- Custos de restituição de imagem: Cobre os custos de restituição da imagem do segurado em consequência de uma reclamação
- Entre outras coberturas
Outras extensões de coberturas no Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários:
- Responsabilidade Solidária: A Seguradora pagará as Perdas, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado baseada em responsabilidade conjunta de qualquer Atos Danosos cometido por qualquer empregado independente, ou subcontratado ou pessoa contratada para a prestação de um serviço, que possua um contrato assinado com o Segurado ou uma Subsidiárias, e que preste serviços sob a direção e supervisão do Segurado ou uma Subsidiária.
- Difamação, Calúnia e Injúria: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre difamação, calúnia ou injúria feita involuntariamente pelo segurado durante a atividade profissional.
- Propriedade Intelectual: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre violação não intencional de direito de propriedade intelectual, exceto patentes e segredos comerciais cometidos pelo segurado durante a atividade profissional.
- Extravio, roubo ou furto de documentos: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação por danos a documentos de terceiros, dos quais o segurado seja legalmente responsável e que tenham sido destruídos, danificados, perdidos, alterados, roubados eliminados ou extraviados durante o período de vigência da apólice em consequência da prestação ou falta de prestação dos serviços profissionais.
- Ato desonesto de empregados: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado, a respeito de conduta de má-fé de algum empregado em sua atividade profissional.
- Novas Subsidiárias: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado a respeito de conduta de má-fé de um empregado durante as atividades profissionais.
Na hora de escolher a apólice que melhor atende seu negócio, lembre-se de falar com um especialista Secury, estamos aqui para te ajudar a proteger a sua empresa.
Fonte: Blog da Poolseg, Revista Galileu, Cães e Gatos