Diante de tantas opções para proteger seu imóvel, no artigo de hoje, vamos esclarecer as diferenças entre os Seguros Residencial, Seguros da Imobiliária, e Seguros Fiança para facilitar na sua escolha.
Primeiramente, é essencial saber o que cada tipo oferece,
- Seguro Residencial: protege a estrutura da casa e os bens contra incêndios, roubos, danos elétricos, desastres naturais, entre outros. Ideal para proprietários que moram no imóvel e inquilinos que desejam proteger seus pertences.
- Seguro Fiança: substitui o fiador ou caução no aluguel. Garante ao proprietário o recebimento dos aluguéis e outras obrigações contratuais caso o inquilino não pague. É contratado pelo inquilino.
- Seguro Imobiliária (pacotes ou combo de seguros): geralmente oferece um conjunto de proteções, como seguro contra inadimplência, seguro contra danos ao imóvel e até assistência residencial. Pode beneficiar tanto proprietários quanto inquilinos, dependendo do contrato.
Importante também lembrar de outros pontos relevantes para esta análise, como entender se é inquilino ou proprietário, avaliar os riscos da região para saber se há necessidade de coberturas adicionais, e verificar o que está incluso na apólice como as assistências oferecidas.
Entenda a Apólice de Seguro Residencial
A apólice de seguro residencial é, de forma simples, o contrato firmado entre você e a seguradora, no qual são definidos os termos, condições e coberturas para proteger seu imóvel contra diversos riscos.
Em outras palavras, ela representa uma garantia de respaldo financeiro diante de imprevistos que possam comprometer a estrutura da sua casa ou os bens dentro dela.
Ao especificar tudo o que está incluído (ou não) na cobertura, a apólice assegura que você receba o suporte necessário para minimizar prejuízos em situações adversas.
As coberturas correspondem aos eventos específicos que o seguro abrange,
Entre as mais comuns estão:
- Incêndios
- Roubos e furtos qualificados
- Vendavais e desastres naturais
- Danos elétricos
Leia também: Proteção Climáticas, O Papel do Seguro Residencial
As vantagens de ter uma apólice de Seguro Residencial
Imprevistos fazem parte da vida, e quando atingem nosso lar, os danos podem ser grandes e trazer consequências financeiras consideráveis.
Por isso, o principal benefício da apólice de seguro é oferecer tranquilidade e segurança financeira diante de situações inesperadas.
Mas existem outros benefícios mais específicos que fazem com que a contratação de um seguro residencial seja ainda mais vantajosa, como proteção financeira, assistências residenciais, coberturas adicionais.
A contratação de uma apólice de seguro residencial representa uma medida estratégica de proteção patrimonial, além de garantir respaldo financeiro frente a riscos cobertos, o segurado conta com suporte especializado e atendimento ágil nos momentos de maior necessidade.
Conclusão
Enfim, quando se trata de imóveis, essas três modalidades se destacam, os seguros residencial, da imobiliária e fiança atuando de forma complementar para proteger o imóvel, os bens, e as responsabilidades de quem aluga ou possui um bem.
Eles oferecem segurança, tranquilidade e agilidade, tornando o dia a dia mais leve e protegido para todas as partes envolvidas.
Investir nesse tipo de cobertura é cuidar do seu patrimônio.
Ficou interessado e quer saber mais? Fale com um dos nossos Especialistas clicando no botão abaixo.
Fonte: Revista Exame, Setin
