Setembro Amarelo: O Mês que Ilumina Vidas

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo de 2024 já está em pleno desenvolvimento em todo o Brasil. 

Lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a iniciativa busca, mais uma vez, mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua a ser uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. 

Todos os anos, setembro é um lembrete de que falar sobre saúde mental não deve ser tabu, mas uma necessidade. O Setembro Amarelo é uma campanha que vai além de um mês; é um convite para que cada pessoa olhe para si, para o outro e enxergue a importância da vida em sua plenitude. 

O suicídio ainda é uma das principais causas de morte no mundo, mas devemos lembrar que ele é evitável. Com diálogo, empatia e apoio, podemos mudar essa realidade. E o primeiro passo é saber que não precisamos enfrentar tudo sozinhos. 

Ao longo desse mês, centenas de ações em todo o país buscam fortalecer o conhecimento sobre a prevenção ao suicídio. A conscientização se transforma em uma rede de suporte, onde ouvir e ser ouvido pode salvar vidas.  

Lembrando que não se trata apenas de campanhas públicas, mas de pequenas atitudes que todos nós podemos adotar no nosso dia a dia. 

Quando pedir ajuda é um sinal de força 

Muitas vezes, pedir ajuda pode parecer um ato de fraqueza, mas, na verdade, é uma das maiores demonstrações de força.  

No Setembro Amarelo, a mensagem mais poderosa que podemos reforçar é que ninguém precisa enfrentar suas lutas sozinho. Profissionais da saúde, linhas de apoio, familiares e amigos estão prontos para oferecer suporte. 

Se você ou alguém que conhece está passando por um momento difícil, saiba que há uma rede de apoio pronta para ouvir. Ligue, converse, estenda a mão — isso pode fazer toda a diferença.  Lembrando também que os profissionais da área da saúde, como psicólogos são uma opção de pedir ajudar.

Conheça o CVV  

O site do CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma plataforma dedicada a oferecer apoio emocional e prevenção ao suicídio. O CVV oferece atendimento gratuito e confidencial através de diversos canais, como chat online, telefone e e-mail.  

Os voluntários treinados do CVV estão disponíveis 24 horas por dia para ouvir e apoiar pessoas que estão passando por momentos difíceis. Além disso, o site fornece informações sobre saúde mental, recursos para aqueles que precisam de ajuda e orientações sobre como ajudar alguém que está em crise.  

A missão do CVV é promover a valorização da vida e oferecer suporte para quem está enfrentando pensamentos suicidas. Clique aqui e conheça o CVV. 

Transforme o diálogo em ação 

Este mês nos lembra da urgência de transformar a conversa em ação. Além de conscientizar, o Setembro Amarelo é sobre construir um ambiente onde todos se sintam seguros para expressar suas emoções.  

Por isso, ao prestar atenção aos sinais e oferecer um ombro amigo, pode-se evitar tragédias silenciosas e dar voz à esperança. 

Vamos seguir em frente juntos, iluminando vidas, uma conversa de cada vez. 

Assine nosso Newsletter

"*" indica campos obrigatórios

Nome
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.