Doe sangue, salve vidas. Seja um doador!

Todos os anos o mês de junho é marcado pela campanha do Junho Vermelho, essa movimentação nada mais é que uma iniciativa dedicada a incentivar a população a doar sangue em todo o Brasil.  

Em 2024, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a campanha “Para Sempre, Doador. De Geração em Geração”, desenvolvida pelo grupo Fundação Pró-Sangue e pelo grupo Hemocentros Unidos.  

Por isso, o intuito da ação é aumentar o número de doações no estado, incentivando mais pessoas a se tornarem doadoras e salvar as vidas daqueles que necessitam de uma transfusão. 

“O Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a doação voluntária de sangue, que tem uma dimensão nacional. Vários hemocentros abraçaram essa causa e o resultado foi a ação dos Hemocentros Unidos deste ano, com o mote “Para Sempre Doador, de Geração em Geração”, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho”, informa Alfredo Mendrone Júnior, diretor técnico-científico da Pró-Sangue

Como doar sangue?

Os estados do Brasil, sempre possuem uma rede de hemocentros e postos de coleta, facilitando o acesso para os doadores. Aqui estão algumas dicas e informações essenciais para quem deseja doar sangue: 

Requisitos para Doação de Sangue 

  • Idade: Entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis.  
  • Peso: Acima de 50 kg.  
  • Saúde: Estar em boas condições de saúde.  
  • Alimentação: Ter feito uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas horas anteriores.  
  • Intervalo Entre Doações: Homens podem doar a cada 2 meses, até 4 vezes por ano. Mulheres podem doar a cada 3 meses, até 3 vezes por ano. 

Como ser um doador no estado de São Paulo? 

Se você é do estado de São Paulo basta realizar o agendamento online no site da Pró-Sangue, no link www.prosangue.sp.gov.br e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. 

O processo de doação é seguro e leva menos de uma hora, retirando no máximo 450ml do líquido, o que pode salvar até quatro vidas. 

A Importância da Doação de Sangue  

A doação de sangue é um ato de generosidade que possui um impacto direto e significativo na vida de muitas pessoas. Aqui estão alguns pontos que destacam a importância dessa prática: 

1. Salvar vida

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue doado é utilizado em uma variedade de tratamentos médicos, incluindo cirurgias, tratamentos de câncer, partos complicados, anemias graves e em situações de emergência, como acidentes e queimaduras.  

2. Manter os estoques adequados

Os hemocentros necessitam de doações regulares para manter os estoques de sangue em níveis seguros. Durante os períodos de baixa, como nas férias e no inverno, a necessidade de doações aumenta, pois o número de doadores costuma diminuir. 

3. Benefícios para o doador

Além de ajudar outras pessoas, doar sangue também traz benefícios para o doador. A prática pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o risco de alguns tipos de câncer e promover a regeneração das células sanguíneas.

Conclusão

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. No mês de Junho, participe desta campanha e ajude a manter os estoques de sangue em níveis seguros.

Importante saber também que você pode utilizar seu plano de saúde para realizar exames de rotina passados pelo seu médico, e assim marcar sua ida ao hemocentro. Isso faz com que você confira suas taxas sanguíneas e se você está 100% para doar sangue.

Para mais informações sobre como doar sangue e sobre a campanha Junho Vermelho, visite os sites das fundações e hemocentros de sua região. 

Assine nosso Newsletter

"*" indica campos obrigatórios

Nome
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.