Seguro D&O: A importância de proteger os seus gestores

Saiba como proteger os diretores e gestores da sua empresa, conheça o Seguro D&O e a importância de ter esse Seguro 

O que é o Seguro D&O? 

O D&O (Directors & Officers) é voltado para a proteção dos seus executivos e administradores de empresas, trazendo tranquilidade e segurança para os mesmos. 

Contudo, sabemos que manter a gestão de uma empresa é uma tarefa trabalhosa e para isso temos diretores e gestores que são responsáveis por seus atos na gestão. A lei é voltada para a responsabilização, civil ou criminal, de diretores e administradores que causem danos em sua gestão na empresa. 

Prevendo situações e pensando na prevenção de riscos, existe o Seguro de Responsabilidade Civil D&O, que garante coberturas para processos judiciais, administrativos, que estão relacionados a atos da gestão executiva da sua empresa. 

Quais os sinistros mais recorrentes no Seguro D&O? 

Onde você mais vai encontrar esse evento de sinistro acontecendo, aqui no Brasil, são nos processos tributários. Um erro em um pagamento de imposto pode levar um gestor a ser processado criminalmente. 

Sendo assim, caso isso venha a acontecer é necessário que a empresa tenha um ótimo advogado especializado nas leis tributárias. Ter um Seguro D&O faz com que diminua os riscos caso alguma coisa aconteça ao gestor da empresa. 

Leia também: Descubra a diferença entre os Seguros E&O e D&O 

Motivos para você contratar um Seguro de D&O? 

Abaixo separamos alguns motivos importante para você ter um Seguro D&O 

1- Responsabilidade Pessoal 

Nessa cobertura o Seguro cobre despesas com defesa, acordos e indenizações devidas, pelos executivos, em razão de prejuízos financeiros causados a terceiros (acionistas, clientes, empregados, fornecedores, etc.). 

2- Proteção de imagem pessoal 

Lembrando também como a reputação do executivo é importante e fundamental, o Seguro de D&O oferece suporte especializado, assegurando que os custos com relações públicas ajudem a proteger a imagem do executivo. 

3- Responsabilidade tributária 

Os executivos de uma empresa estão expostos a uma possível responsabilidade fiscal que lhes pode ser imputada. Podem ser considerados solidariamente responsáveis pelos impostos por ela não pagos.  

4- Ampla definição de pessoa segurada 

Para evitar dúvidas no momento da regulação de um sinistro, a definição de pessoa segurada da apólice abrange qualquer empregado da sociedade. Assim, num momento mais crítico, não se questiona o que é poder de gestão, assegurando maior tranquilidade quanto à efetividade da apólice de D&O. 

Por fim… 

O Seguro D&O além de proteger os executivos também protege o seu patrimônio, e em caso de algum sinistro dentre as coberturas da apólice, basta você entrar em contato com a sua seguradora.  

Por isso no plano de gestão da sua empresa é preciso estar na lista o Seguro D&O, ele ajudará a manter o seu planejamento diante de qualquer imprevisto, de acordo com a apólice.  

Além disso, aqui na Secury temos uma parceria com uma das melhores seguradoras do mercado A AIG. Um especialista Secury pode te ajudar, fazendo a sua cotação. O planejamento da sua empresa merece uma atenção especial e você merece estar Seguro. 

 

Fonte: AIG