Seguro de Viagem é um tipo de seguro que funciona como um plano de saúde temporário e como garantia de indenização para várias situações e acidentes
Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.
Normalmente é feito para destinos internacionais, pois os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade têm cobertura nacional.
Porém, existem Seguros Viagem que oferecem cobertura Nacional, também, e são muito utilizados nos casos de pessoas que tem planos de saúde regionais, mas que viajam muito a trabalho no território brasileiro. Portanto o Seguro de Viagem não é destinado apenas para viagens internacionais.
Você sabe a diferença entre Seguro Viagem e Assistência Viagem?
O Seguro Viagem prevê que o segurado pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato).
Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirmar o atendimento.
A vantagem é que o segurado poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. Mas precisará ficar atento aos limites de reembolso que a apólice permite.
A assistência de viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada dentro dos limites previstos no contrato.
Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento.
A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada.
Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira.
É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.
Por que devo fazer um Seguro de Viagem Internacional?
Em primeiro lugar porque é uma exigência de muitos países aos viajantes e o comprovante pode ser solicitado no momento da imigração. Sem o seguro contratado você sequer entra no país.
Mas fora isso, acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independente da experiência. E se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior, a depender do país de destino, pode ser bem caro e será necessário arcar com custos para consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação.
O seguro de viagem internacional se compromete a arcar com todos os custos previstos em contrato.
Para isso, é necessário guardar comprovantes de transações e apresentá-los junto de sua solicitação, onde o ressarcimento do valor será feito em até 30 dias, na maioria das vezes.
No entanto, com já mencionamos em caso de um plano de assistência internacional, o cliente entra em contato com a seguradora antes de realizar um procedimento e recebe orientações para dirigir-se a instituições conveniadas, em que a própria seguradora irá assumir os custos.
O Seguro de Viagem Porto, por exemplo, conta também com outros tipos de serviços. Saiba quais:
- Assistência emergencial disponível 24h com serviços e suporte para sua viagem
- Descontos em hotéis para pets
- Extensão da vigência das coberturas caso exista a impossibilidade do retorno do segurado por razões médicas, ou acidente
- Extravio de bagagem
- Assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte
- Facilidade de pagamento
Quer saber mais sobre este tipo de seguro/assistência? Então clica no botão e fale com um especialista Secury.
Fonte: Melhores Destinos